Bolivianos protestam contra Evo ateando fogo; uma pessoa teria pulado de um prédio

A cidade vizinha de Cobija está em chamas, na noite desta terça-feira (22), após a notícia divulgada nos veículos de comunicação do país, de uma provável vitória de Evo Morales em cima do candidato da oposição, Carlos Mesa.

Ainda não se sabe se houve mortes durante os protestos em várias cidades da Bolívia, ocorridos na noite desta terça-feira (21), mas um vídeo enviado ao ContilNet por um internauta, mostra uma pessoa pulando de um prédio em chamas, segundo ele, na cidade de Tarija. Internautas que seguem o ContilNet criticaram a postagem e garantem que o vídeo foi registrado em outra cidade boliviana: Potosí. E que não tem relação com os protestos desta terça.

Os outros vídeos enviados ao ContilNet mostram manifestantes correndo pelas ruas, ateando fogo em prédios e praças, em protesto contra o atual presidente, que pode ser eleito pela quarta vez.

“O Tribunal Eleitoral da Bolívia retomou nesta segunda-feira a apuração preliminar e indicou uma vitória de Evo Morales no primeiro turno. A contagem havia sido interrompida no domingo, sem explicação, provocando suspeitas de fraude e reclamações de opositores e da Organização dos Estados Americanos (OEA). O anúncio desencadeou confrontos em La Paz. Apuradas 95,22% das cédulas, Evo tinha 46,86% dos votos e o opositor Carlos Mesa, 36,73% – uma vantagem de 10,13 pontos porcentuais.

Segundo a lei boliviana, um candidato vence no primeiro turno se obtiver 50% mais um dos votos ou superar os 40% com dez pontos porcentuais de diferença do segundo colocado”, informou o jornal Correio do Povo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *