Publicado em 11 de setembro de 2015

AC receberá verba para a Campanha Nacional de Hanseníase, Verminoses e Tracoma

Campanha-cedidaO Ministério da Saúde autorizou na última quarta-feira, 9, o repasse de R$ 193 mil para a Campanha Nacional de Hanseníase, Verminoses e Tracoma. Os Estados contemplados com o recurso federal são: Acre, Bahia, Goiás, Minas Gerais, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro e São Paulo. A estimativa é que sejam atendidas em onze cidades acreanas, cerca de 26 mil crianças e adolescentes (entre 5 e 14 anos) .

De acordo com a portaria, assinada pelo ministro Arthur Chioro, e publicada no Diário Oficial da União, a verba é destinada para lugares onde ainda persiste a dificuldade de acesso à rede de serviços de saúde pelas populações mais vulneráveis, refletindo na detecção e adesão ao tratamento.

Ainda segundo a publicação, a transferência de recursos tem como objetivos a identificação de casos de hanseníase por meio de busca ativa em alunos com sinais e sintomas da doença; o tratamento de verminoses; o diagnóstico e o tratamento do tracoma; e o tratamento coletivo para esquistossomose em municípios com percentual de positividade acima de 25%.

A campanha é realizada em parceria com o governo federal, Estados e municípios. As ações serão efetivadas por agentes comunitários de saúde e profissionais do Programa Saúde da Família.

Sobre as doenças

Hanseníase

Doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium leprae. Atinge principalmente a pele e os nervos de pessoas de qualquer sexo, idade ou classe social. Se não for tratada, a doença pode causar diversas deformidades pelo corpo.

Verminoses

Infecções causadas por parasitas que se instalam no interior do corpo. As verminoses podem causar dores abdominais, diarreias frequentes, anemia, palidez excessiva, perda de peso, barriga inchada e sangramentos intestinais. Em crianças, pode haver dificuldade de aprendizagem e retardo no crescimento.

Tracoma

Doença bacteriana que acomete os olhos. Se não for tratada, pode prejudicar a visão e causar cegueira. Os olhos de pessoas afetadas pelo Tracoma podem apresentar vermelhidão, lacrimejamento, coceira, irritação, secreção, sensação de corpo estranho e intolerância à luz. Em alguns casos, não há manifestação de sintomas.

Por Dell Pinheiro

Deixe seu comentário

Mensagem (Obrigatório)