Bispo Dom Joaquim pede mediação do Papa em favor de haitianos

O bispo da Diocese de Rio Branco, Dom Joaquim Pertíñez, escreveu carta ao Papa Francisco pedindo que o representante maior da Igreja Católica interceda junto às nações do mundo em favor dos haitianos que desembarcam de forma indiscriminada no Brasil. Na mensagem, Dom Joaquim expõe sua preocupação em relação ao povo sofrido, que passou a buscar refúgio em terras desconhecidas depois de ver seu país destruído pelo terremoto de 2010.

O bispo lembra que a busca por uma vida melhor pode fazer com que homens e mulheres estrangeiros sejam escravizados e tenham seus direitos desprezados nos locais aonde chegam famintos de novos sonhos. “Gostaríamos que alguém tomasse as providências necessárias para ver o Haiti reconstruído e evitar esse fluxo massivo de haitianos, saindo de suas terras rumo ao desconhecido, sendo vítimas de todo tipo de humilhação exploração”, diz o religioso em sua missiva.

Val Sales – Jornal Página 20

TEXTO DA CARTA

S.S.

Papa Francisco

Cidade do Vaticano – Roma

 Querido Santo Padre: Paz no Cristo Ressuscitado!

 Nestas terras acreanas, no noroeste brasileiro, estado do Acre, estamos assistindo a uma migração constante de nossos irmãos haitianos, à procura de uma vida melhor em terras brasileiras. É mais um drama da humanidade sofredora!

Cansados do descaso e indiferença de todas as autoridades e responsáveis por esta situação, tanto nacionais como internacionais, pedimos uma ação sua em favor destes irmãos que já sofrem bastante em seu país e agora também estão sendo vítimas de máfias, exploração e tráfico humano nos nossos países latinoamericanos.

Uma palavra do Papa em favor destes irmãos nossos, com certeza, que fará pensar e alguém começará a tomar alguma decisão em favor da reconstrução daquele país.

A reconstrução do Haiti deve ser uma tarefa prioritária, em nível mundial e, mais ainda, em nível latinoamericano. Mas, parece que está sendo o contrário, já que os interesses nacionais e internacionais caminham em outra direção.

O Instituto Ecumênico Fé e Política, presente nesta Diocese de Rio Branco, lançou um manifesto em favor da reconstrução do Haiti (Em anexo o Manifesto). Gostaríamos que alguém tomasse as providências necessárias para ver o Haiti reconstruído e evitar esse fluxo massivo de haitianos, saindo de suas terras rumo ao desconhecido, sendo vítimas de todo tipo de humilhação exploração.

Feliz e abençoada Páscoa!

Meu abraço fraterno, em comunhão de orações.

Seu irmão menor em Cristo.

 

Dom Joaquín Pertíñez

Bispo de Rio Branco

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *