Bombeiros atenderam 128 ocorrências de incêndio na última semana

O período de estiagem no Acre já chegou e a fumaça incomoda cada vez mais os acreanos. De segunda, 18, até o último domingo, 24, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre atendeu 128 ocorrências de incêndios em Rio Branco.

O telefone da instituição (193) funciona 24 horas e recebe denúncias de queimas urbanas e na zona rural. Cerca de 60 bombeiros dos três batalhões da cidade atuam nessas ações.

A maioria dos casos está relacionada à prática cultural da limpeza de terrenos e queima de lixo.

Segundo relatório da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia), órgão responsável por fiscalizar as ações, os bairros que registram o maior número de denúncias são Belo Jardim, Santa Cecília e Sobral.

Benefícios da Denúncia

Além de evitar a destruição ambiental e ajudar a reduzir a poluição do ar, denunciar  incêndios contribui para que os serviços prestados pelos órgãos que fiscalizam e combatem o fogo recebam mais recursos do Estado.

O Major Eudemir Bezerra, do comando geral do Corpo de Bombeiros, afirma desde a formatura de mais de 250 soldados em janeiro deste ano, o comando pôde atuar de forma mais efetiva no combate aos incêndios, mas a instituição depende da comunidade para que o serviço seja prestado da melhor forma possível.

“Toda denúncia gera um banco de dados, e com isso podemos saber se há necessidade de aumentar o número de soldados ou equipamentos. As políticas públicas vão de acordo com a demanda da sociedade”.

Anaís Cordeiro – Página20

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *