Com chuva intensa nas últimas 48 horas, nível dos rios tem elevação

Rio cheia 2016Com a ocorrência de fortes chuvas no Acre nas últimas 48 horas, a maioria dos rios apresentou elevação. Por enquanto, o único que já ultrapassou a cota de alerta foi o Juruá, em Cruzeiro do Sul.

Na última terça-feira, 1, o manancial atingiu a marca dos 12,41 metros, mas na medição das 8 horas desta quarta-feira, 2, apresentou sinais de vazante, ficando em 11,88 metros.

Em Sena Madureira, o Rio Iaco se aproxima da cota de alerta, que é de 14 metros, pois, de acordo com a primeira medição desta quarta-feira, já estava com 13,93 metros. O Rio Acre, em Rio Branco, também apresentou elevação de 1,28 metros, ficando em 11,18 metros.

A previsão é de que nos próximos dias o ciclo de chuva se intensifique, podendo alterar o nível dos principais rios e afluentes.

Dados da Defesa Civil municipal apontam para uma marca histórica, atingida no dia 1 de março: em 24 horas, ocorreu a maior quantidade de chuva nos últimos 11 anos (2005 a 2016).

“Em 24 horas choveu mais de 40% do que era previsto para todo o mês de março. E até o dia 14 a previsão é de chuvas intensas”, explicou o coordenador municipal da Defesa Civil, coronel George Santos.

Em parceria com o Instituto de Mudanças Climáticas (IMC), por meio da Unidade de Situação Hidrometeorológica, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros estão monitorando o nível dos rios e a quantidade de chuvas, diariamente, na intenção de garantir total segurança e assistência à comunidade.

 

Agência Acre

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *