Publicado em 15 de agosto de 2018

Governo e prefeitura assinam termo de cooperação técnica na área de segurança

A prefeitura de Rio Branco, por meio da Superintendência Municipal de Transportes (Rbtrans), anunciou boas notícias à população nesta terça-feira, 14, entre elas a consolidação da parceria com o Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp), mediante termo de cooperação técnica que prevê a autorização das polícias ao monitoramento de todas as câmeras instaladas no Terminal Central e Terminal Rodoviário.

Há mais de um mês a prefeitura espalhou cerca de 90 câmeras nos dois locais, com o intuito de facilitar o acompanhamento de toda a movimentação dentro dos terminais, por meio do Sistema de Monitoramento de Terminais de Passageiros (Sismotp). Com o acesso em tempo real permitido à polícia, a prática de crimes poderá ser identificada e interceptada com mais agilidade. O objetivo é fazer a instalação de câmeras em todos os terminais de integração da capital.

“Recebemos essa parceria com muita satisfação, porque apesar de haver policiamento nesses locais, sabemos que também há um fluxo muito grande de pessoas, o que os torna propensos à ocorrência de delitos e o acesso a essas imagens é essencial, para que possamos comprovar a autoria e submeter quem os pratica à justiça criminal. Primamos pela segurança pública sob todos os aspectos e é importante que nos ambientes públicos tenhamos ferramentas como essa para facilitar a ação das polícias”, enfatizou o secretário de Segurança Pública do Acre Vanderlei Scherer Thomas.

Também compareceram ao ato o comandante da Polícia Miitar do Acre, coronel Marcos Kinpara, e o secretário de Estado de Polícia Civil Carlos Flávio Portela.

Modernização do sistema de transporte coletivo

Na oportunidade, a Rbtrans também apresentou um conjunto de ações de melhorias do sistema de transporte coletivo na capital, como o lançamento de três aplicativos que vão possibilitar o acesso à legislação municipal que rege o sistema, assim como ao tempo previsto de percurso dos coletivos e horários de chegada. São eles, o RBTRANS Legis, Transporte Coletivo e Meu ônibus, ambos disponíveis para smartphones.

“São aplicativos que estiveram em fase de teste por cerca de quatro meses. Assim, o usuário poderá fazer a economia no tempo de espera e se organizar quanto às linhas que ele precisa pegar”, frisa o superintendente da Rbtrans Gabriel Forneck.

 

Além disso, a prefeitura divulgou o planejamento de campanhas educativas que devem ser executadas em escolas nos próximos e assinou a ordem de serviço de reforma do Terminal Urbano, agora denominado como Terminal Central.

“Estão sendo investidos recursos próprios no valor de R$ 132 mil, permitindo a modernização que vai ajudar a organização da dinâmica e movimentação do terminal, que consideramos muito importante. Vamos melhorar grande parte das instalações, porque consideramos a importância e a urgência de assim procedermos”, pontuou a prefeita de Rio Branco Socorro Neri.

Deixe seu comentário

Mensagem (Obrigatório)