Juruá está a 17 centímetros de atingir cota de transbordo em Cruzeiro do Sul

Esta já é quarta vez que o Rio Juruá ameaça transbordar no município de Cruzeiro do Sul. Na manhã desta segunda-feira, 8, o nível do manancial chegou à cota de 12,83 metros, ficando a apenas 17 centímetros de atingir o nível de transbordamento no local, que é, atualmente, de 13 metros.

Desde o mês de novembro do ano passado, o Rio Juruá, que banha cinco cidades acreanas, além de municípios do amazonas, vem enfrentando oscilações em seu nível. A previsão, segundo a Defesa Civil do município, é de que realmente o nível do rio ultrapasse, mais uma vez, a cota de transbordo.

“O manancial tem apresentado uma enchente bastante acentuada nos últimos dias. Tudo vai depender do comportamento do rio em Marechal Thaumaturgo e Porto Walter”, afirmou José Lima. Apesar das preocupações, somente aos 13,40m é que o nível do rio começa a provocar danos às famílias ribeirinhas. A maior cheia registrada este ano foi no mês de fevereiro, quando alcançou os 13,83m.

Atualmente, 15 famílias ainda estão morando de aluguel Social após suas residências ficarem totalmente danificadas com as últimas cheias do Rio Juruá. A prefeitura do município ainda guarda mais repasses do governo federal para reconstruir ou reformar casas localizadas em áreas de desbarrancamento e alagação na cidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *