Ministro do Meio Ambiente acompanhará governadores da Amazônia em agenda com o papa, no Vaticano

O presidente do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal, governador do Amapá, Waldez Góes, reuniu-se na noite de quinta-feira (17) com o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Sales, para discutir pautas sobre o fundo derivado dos recursos da Petrobras, o Fundo Amazônia, a estratégia do Brasil para a COP25, que acontecerá nos dias 10 e 11 de dezembro, no Chile.

Uma das principais pautas do encontro foi o convite para que Ricardo Sales participe da 1ª Cúpula dos Governadores dos Estados da Pan Amazônia, que acontecerá no próximo dia 28, no Vaticano.

Sales agradeceu a visita do presidente do Consórcio e dos secretários que representaram os estado, e confirmou que acompanhará os governadores da Amazônia Legal para apresentar o pleito do Brasil e dos estados, e levar as informações necessárias que a Amazônia precisa transmitir para o Vaticano e para o mundo.

O governador Gladson Cameli esteve ausente na agenda devido a compromissos previamente agendados no estado, mas enviou o secretário de estado da Casa Civil, Ribamar Trindade, para representá-lo.

Waldez, que esteve acompanhado dos secretários da Casa Civil de oito dos nove estados que compõem a Amazônia Legal, além de conselheiros do Consórcio, agradeceu a acolhida do ministro, a produtividade da reunião, mas principalmente, demonstrou entusiasmo com a aceitação de Ricardo Sales para participar da 1ª Cúpula dos Governadores dos Estados da Pan Amazônia.

“Obrigado ao ministro Ricardo Sales pela produtiva reunião, e principalmente por aceitar o convite para a missão ao Vaticano, aonde iremos reafirmar nosso compromisso da Amazônia e do Brasil com a agenda ambiental e com as alternativas de desenvolvimento através da bioeconomia”, disse Goes.

O presidente do Consórcio enfatizou ainda que a participação de todos os governadores na 1ª Cúpula dos Governadores dos Estados da Pan Amazônia será uma oportunidade fundamental para deixar a mensagem de defesa da agenda do clima e do desenvolvimento sustentável da Amazônia brasileira, juntamente com o ministro Ricardo Sales.

“Caminhos e Compromissos para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia” será o tema do encontro dos governadores com o papa Francisco e membros da Pontifícia Academia de Ciências do Vaticano, onde será realizado o encontro, que tem por objetivo ampliar o diálogo entre os governos da região e a comunidade internacional.

A Pan Amazônia é composta pelo Brasil, Colômbia, Equador, Bolívia, Peru, Venezuela, Guianas e Suriname. A Amazônia Legal é composta pelos estados do Acre, Amapá, Pará, Amazonas, Rondônia, Roraima e parte de Tocantins, Mato Grosso e Maranhão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *