Motoristas da capital reclamam de parquímetro sem operação
Condutores que estacionaram seus carros na região central de Rio Branco, próximo à Praça da Bandeira, na manhã dessa quarta-feira, 13, reclamaram do sistema de estacionamento rotativo, conhecido por Zona Azul, implantado na capital em dezembro de 2014. Eles alegaram que um dos parquímetros instalados naquele local estava fora de operação. A situação gerou aborrecimento e alguns motoristas tiveram que pagar R$ 5, pois não conseguiram utilizar o sistema.
“Essa não é a primeira vez que isso acontece comigo. Já fui multado umas quatro vezes porque o sistema não funciona direito. Fui orientado pela fiscal a procurar outro parquímetro. Respondi que não iria, pois estava com pressa. Ela, então, falou que eu corria risco de tomar outra multa. Isso é uma palhaçada, aonde vamos parar! Acho que eles não deviam fazer a cobrança dessa taxa, ou cobrar somente das pessoas que passam muito tempo no local”, desabafou Kelson Nakaajyma, vendedor.
O motoboy Serafim Neto também tentou fazer o pagamento no parquímetro, porém não conseguiu. “Esse é mais um contratempo na vida corrida que levo, além de não ser ressarcido, caso minha moto seja danificada ou até mesmo roubada, ainda tenho que esperar o sistema voltar ao normal. Sei que, se não pagar o estacionamento, serei multado. Essa é a primeira vez que acontece comigo, mas outros condutores já se queixaram”, disse.

Na capital acreana, o serviço de estacionamento rotativo é prestado pela empresa concessionária Serttel. De acordo com o gerente regional, Henrique Borges, a verificação preventiva dos parquímetros é feita diariamente. “Quando acontece esse tipo de situação, nós encaminhamos uma equipe. São vários os fatores que podem ocasionar a falha no sistema, como papel preso ou falta de bateria, além de algumas pessoas que jogam pedrinhas ou até moedas falsas na máquina”, disse.
Borges também comentou que o serviço no local já foi normalizado. “O problema naquele parquímetro já foi resolvido, isso em menos de 30 minutos, que é o tempo máximo para arrumar a máquina. Caso isso ocorra, orientamos as pessoas a utilizar outros aparelhos que ficam próximos. Sei que alguns condutores podem reclamar, isso é normal; porém, devemos salientar que a implantação do estacionamento rotativo, que já completou um ano, foi fundamental para desafogar o trânsito em Rio Branco”, finalizou.