MP faz parceria com Secretaria de Educação para combater violência nas escolas

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da Coordenadoria de Defesa da Infância e da Juventude, estabeleceu uma parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE) para efetivação da campanha ‘Conte até 10 nas Escolas’ em todo o Estado. A iniciativa é um desdobramento da campanha ‘Conte até 10. Paz essa é a atitude’, realizada pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), em parceria com a Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp), Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Ministério da Justiça. Instituída em fevereiro de 2010, a Enasp promove a articulação dos órgãos responsáveis pela segurança no país e coordena as ações de combate à violência.

No Estado do Acre, a campanha ‘Conte até 10 na Escola’ tem como gestores a Defensoria Pública, A Secretaria de Estado de Segurança Pública, o Poder Judiciário e o MPAC. No dia 7 de novembro, o coordenador de Defesa da Infância e Juventude, Procurador de Justiça Carlos Maia, se reuniu com a diretora de Gestão da SEE, professora Rita Paro, para elaboração da proposta da realização da campanha em 2014. “A campanha parte do princípio de que a escola não é lugar de violência, mas de construção de conhecimento e de formação de pessoas”, declara Carlos Maia.

A diretora de Gestão da SEE destaca a importância da parceria com o Ministério Público. “Essa iniciativa vem de encontro a todo o trabalho que vem sendo executado pela SEE para coibir a violência no ambiente escolar e disseminar uma cultura de Paz”. Sobre a cartilha que será utilizada no planejamento com os professores, ela ressalta: “É um material excelente, tanto em produção gráfica, quanto em relação ao conteúdo pedagógico. Temos um material pronto, que obedece a uma sequência didática, que só precisa ser bem utilizado pelos nossos professores”.

Rita Paro propôs ao Procurador de Justiça que o lançamento da campanha seja realizado, até o final de novembro, junto aos gestores e coordenadores de ensino.

A campanha ‘Conte até 10 na Escola’ foi lançada pelo Ministério Público em outros municípios. De acordo com Carlos Maia, a articulação com a SEE e as Secretarias Municipais visa à ampliação da campanha em 2014.

 

Agência de Notícias – MP/AC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *