Operação Álcool Zero flagra quase quatro mil motoristas embriagados

Mais de 110 mil veículos foram abordados nas operações de trânsito (Foto: Andréia Nobre/Detran)
Mais de 110 mil veículos foram abordados nas operações de trânsito (Foto: Andréia Nobre/Detran)

O governo do Estado, por meio dos órgãos de segurança púbica, tem reforçado as ações de combate ao crime, com a Operação Álcool Zero e ações de fiscalização de trânsito. De acordo com dados divulgados pelo Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTRAN), em 2015, mais de 3,9 mil pessoas alcoolizadas foram retiradas das vias, por oferecerem risco à segurança da população.

Além disso, mais de 110 mil veículos foram abordados nas operações, e, deste, 3.982 pessoas estavam dirigindo sem carteira de habilitação. Dezoito foram presas em flagrante com mandados de prisão em aberto, seis armas de fogo foram apreendidas, 27 apreensões de drogas e 52 veículos furtados entre carros e motos foram recuperados.

Segundo o comandante do BPTRAN, tenente-coronel Teles, tanto a Operação Álcool Zero como as demais realizadas pelo Batalhão desempenham um trabalho de combate à criminalidade no estado.

“A fiscalização dos policiais que estão presentes na operação vai além da abordagem de trânsito, visa também a retirada de circulação de armas de fogo e indivíduos foragidos da justiça”, conta o comandante.

Para o diretor-geral do Detran, Gemil de Abreu Júnior, o Acre representa modelo para o Brasil no combate ao crime de embriaguez ao volante. “As operações de fiscalização de trânsito, em especial a Álcool Zero, são uma política de governo que virou referência nacional e que contribui para salvar vidas no trânsito”, ressalta.

Um dado considerado preocupante foi a quantidade de menores de 18 anos na direção. No ano passado, durante as operações, 78 jovens foram abordados e retirados das vias.

A Operação Álcool Zero contribui para salvar vidas no trânsito (Foto: Andréia Nobre/Detran)
A Operação Álcool Zero contribui para salvar vidas no trânsito (Foto: Andréia Nobre/Detran)

Operação Álcool Zero

A Operação Álcool Zero é uma política pública do governo do Estado, executada desde 2011 pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), em parceira com o BPTRAN. Os principais focos da operação são educar, fiscalizar e salvar vidas no trânsito, combatendo a mistura de álcool e direção.

A operação é realizada em todas as madrugadas, em pontos estratégicos da capital Rio Branco, onde a frota de veículos é maior do que nos outros municípios. No ano passado, a Álcool Zero esteve presente, ainda, em Cruzeiro do Sul, Feijó, Tarauacá, Sena Madureira, Brasileia, Epitaciolândia, Plácido de Castro, Senador Guiomard, Capixaba e Bujari.

Em 2015, mais de 31 mil testes de bafômetro foram realizados durante as abordagens, destes, mais de 100 geraram autos de infrações por crime de embriaguez ao volante, e os condutores levados para delegacia, em flagrante.

Agência Acre

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *