Páscoa: comércio de Rio Branco já se prepara para a venda de ovos de chocolate

Foto Regiclay Saad
Foto Regiclay Saad

Por Dell Pinheiro – Faltando aproximadamente 20 dias para a Páscoa, comerciantes da capital já se agitam na expectativa de um melhor faturamento, principalmente na venda de chocolates, ou dos tradicionais ‘ovos de páscoa’. A expectativa dos lojistas é de que o lucro seja melhor em 2015 em comparação com o mesmo período do ano passado.
De acordo com Arlei Freitas de Souza, gerente de um supermercado da capital, o estoque de chocolate já foi renovado para atender a demanda.
“Já antecipamos um novo estoque e os produtos já estão em exposição no supermercado há 20 dias. Tivemos um acréscimo no valor dos chocolates, mas nada tão significativo. As vendas ainda estão razoáveis, porém devem aumentar na semana que antecede a data, pois, como todo brasileiro, o acreano também deixa tudo para a última hora. Esperamos que o lucro deste ano seja melhor do que o de 2014. Temos variadas marcas e tamanhos de ovos de chocolate e os preços variam de R$ 15 a R$ 80”, finalizou.
Sobre o simbolismo do ovo de chocolate na Páscoa
O ovo é uma tradição antiga que surgiu antes de Cristo. Na Europa, as pessoas trocavam ovos no Equinócio de 21 de março para celebrar o fim do inverno e o início da primavera (no Brasil, fim do verão e início do outono). Quando a Páscoa cristã começou a ser celebrada, a troca de ovos começou a fazer parte da Semana Santa. Os cristãos passaram a ver no ovo um símbolo da ressurreição de Cristo. Naquela época, as pessoas trocavam ovos de galinha decorados.
A tradição dos ovos de chocolate começou na França e, a partir do século XIX, os ovos doces tomaram conta da comemoração. A tradição do coelho da Páscoa é mais recente, se comparada à do ovo. O costume surgiu no século XVI, na Alemanha. Os alemães trouxeram o hábito para a América no século XIX. O animal foi associado à Páscoa porque se reproduz rapidamente e simboliza fertilidade e vida nova.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *