Rio Acre abaixo da cota normal para o período

O nível do Rio Acre apresentou na última sexta-feira 2,97 metros, estando abaixo da média prevista para o mês de julho e já inferior às cotas de registros dos meses de agosto e setembro. Pelo histórico (1071 – 2013) da Coordenadoria de Defesa Civil Estadual, o auge da estiagem ocorre em agosto e setembro, quando a média do Rio Acre atinge de 3,12mts e 3,07mts.

Pela média do histórico (acima) a cota do mês de julho estaria em 3,52 metros. Mesmo diante dos números oficiais apresentados nos últimos 40 anos, o manancial chega a menos de dois metros no período severo da estiagem na região, tendo já apresentado 1,45mts em épocas anteriores. A seca dos rios no mês de julho ocorre junto com as frentes frias e a ausência de chuvas.

Ao conjunto desses elementos está incluída a baixa na umidade relativa do ar, que neste fim de semana atinge a média mínima de 35%. As mudanças no clima são monitoradas pelas coordenadorias de Defesa Civil do Estado e do município, no sentido de oferecer pré-requisitos a tomadas de ações em caso de necessidade.

Val Sales – Valsales@página20.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *