Rio Acre sobe e Prefeitura amplia ações para atendimento às famílias atingidas pela alagação em Rio Branco

A Prefeitura de Rio Branco mantém ativo o Plano de Contingência para Enchentes e mobilizou todas as equipes em preparação à anunciada elevação do nível do Rio Acre, que sobe, segundo monitoramento da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, 25 centímetros a cada três horas e deve ultrapassar a cota de alerta neste domingo, 22.
Para avaliar o contexto e deflagrar novos mecanismos do Plano de Contingência, o prefeito Marcus Alexandre reuniu-se neste sábado, 2, com secretários e técnicos da Defesa Civil visando assegurar com que tudo esteja pronto para, se necessário, o acolhimento das famílias afetadas pela alagação. Na sequência, o prefeito e sua equipe seguiu para o parque de exposições Marechal Castelo Branco avaliar a estrutura que já estava montada desde o mês passado. “Estamos preparando tudo com a equipe para o acolhimento das famílias”, confirmou o prefeito. No parque há 160 boxes montados e que estão sendo preparados adequadamente para abrigar as famílias.
A Defesa Civil, a Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (SEMCAS) e a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) já organiza a instalação de unidades de triagem e acolhimento e posto de saúde com enfermeiros, técnicos e agentes comunitários. O Policiamento Municipal, a SEMSA, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SEMSUR) e a Secretaria de Obras Públicas (SEOP) estão fazendo uma varredura para remover materiais e eliminar pontos que possam causar acidentes ou provocar transtornos às famílias que forem levadas ao parque. A SEMSUR trabalha com 40 homens e mulheres no parque, onde também já está instalado o escritório da Defesa Civil.
O tenente-coronel George Santos, coordenador da Defesa Civil Municipal, disse que a preocupação e o estado de alerta da Prefeitura são procedentes na medida em que há muita água para chegar a Rio Branco vinda de Brasiléia e Xapuri. Em contato com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil e avaliando os dados fornecidos pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e da Agência Nacional de Águas (ANA), George Santos avalia que em Rio Branco a situação tende a piorar nas próximas horas. “O Plano de Contingência está deflagrado e estamos prontos para atender as pessoas”, disse George.
thumb Reunião defesa Civil Municipal

Da Assessoria
Fotos: Fagner Delgado/Asscom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *