Segurança Pública anuncia seu esquema de ações para a Expoacre 2015

Por Val Sales – O secretário de Estado de Segurança Pública, Emylson Farias, fez ontem o anúncio do esquema de serviço que será desenvolvido durante a Expoacre 2015, que começa neste sábado e se estenderá até o dia 02 agosto. Acompanhado de representantes dos órgãos que compõe o sistema, ele garantiu que não faltará efetivo para cuidar tanto do interior do Parque de Exposições – onde a festa acontecerá – quanto nos arredores e no restante da cidade.

“Tudo está preparado para que a gente possa oferecer o máximo de tranquilidade à população, seja dentro do parque ou fora dele”, enfatizou. Para Emylson Farias, um dos pontos mais sensíveis do evento é a Cavalgada, que acontecerá amanhã, domingo, motivo pelo qual haverá 300 agentes de segurança envolvidos, o que inclui policiais militares, civis, bombeiros militares e os homens e mulheres do trânsito.

“Contaremos ainda com o apoio da Polícia Rodoviária Federal, que vai estar em pontos estratégicos, já devidamente articulados com o sistema de segurança, para que a gente não tenha nenhum contratempo”, adiantou, ao anunciar que o Corpo de Bombeiros neste ano vai agir de forma diferenciada, com viaturas estacionadas em pontos específicos da pista, disposto também a prestar auxílio ao trabalho do Samu.

“Os alunos bombeiros vão nos auxiliar na fiscalização do cumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta, assinado com o Ministério Público Estadual. Isso já foi devidamente ajustado pelos dois setores, através de aulas específicas”, acentua o secretário. Segundo ele, durante os dias da feira, haverá mais de 200 agentes de segurança atuando dentro do Parque de Exposições. “Nos dias de show teremos em torno de 300 policiais”, inclui.

Delegacia dentro do Parque

“Vamos ter a delegacia da Polícia Civil dentro do Parque de Exposições funcionando das 18hs às 3h30, todos os dias da Expoacre. A intenção é promover um ambiente familiar, como fazemos todos os anos”, diz Emyilson Farias, alertando que a segurança vai preservar a tranquilidade dos que se dirigirão ao Parque para se divertirem, mas também estará ponta a tirar de circulação os que infringirem as regras da boa convivência.

“Além disso, teremos os departamentos de inteligência das polícias atuando no local e todo esse aparato não gerará prejuízo ao policiamento ordinário que vai atuar normalmente nos demais pontos da cidade”, reafirma. O delegado Carlos Flávio Portela, subsecretário de Polícia Civil, fez questão de ressaltar que o trabalho integrado é o que proporciona a redução da criminalidade.

“A população vai ver esses resultados de forma muito clara durante esse período. A Polícia Civil manterá uma delegacia extraordinária dentro do Parque com efetivo suficiente para atender as ocorrências sem detrimento das demandas que ocorrerem fora dele”, explana.

Furtos de celulares são as principais queixas

Durante a conversa com a imprensa, o comandante do 2º Batalhão Regional da Polícia Militar (2º BPM), Major Ezequiel Bino, lembrou o baixo número de ocorrências registradas na Expoacre do ano passado e destacou que as principais estiveram voltadas para o furto de celulares. “Em relação a isso, pedimos que as pessoas tomem medidas de autoproteção”, disse ele, aconselhando que os cidadãos optem por transportar o aparelho na bolsa.

Ezequiel Bino destacou que o 2º BPM manterá uma média de 120 policiais no entorno do Parque, atuando em carros, caminhonetes, motos e a cavalo. Já em relação à Cavalgada o comandante considera que as regras orientadas pelo Ministério Público são um avanço, principalmente no que se refere à separação dos animais por meio de um cordão de isolamento e com o efetivo da cavalaria da PM fazendo a separação das comitivas.

“Com isso teremos maior possibilidade de coibir os maus tratos aos animais e as pessoas que não fizerem os exames – previamente exigidos desses animais – não devem ir à Cavalgada”, alerta, ao ressaltar que a Policia Militar estará com dois caminhões prontos efetuar o recolhimento dos bichos. “Quem não fez a inscrição e nem os devidos exames nos animais, por consequência, não está identificado com a pulseira distribuída pela Secretaria de Turismo”, frisa.

Proteção dos adolescentes

Ezequiel Bino também alerta que os pais e responsáveis tomem cuidado com o consumo de bebidas alcoólicas entre os adolescentes, tendo em vista que no ano passado a polícia flagrou um número elevado de desse tipo de abuso envolvendo menores de idade. “A população tem uma participação importante na condução desse evento. Se cada um fizer sua parte, com certeza teremos um evento tranquilo, com um nível de segurança satisfatório”, conclui.

Agentes do trânsito estarão na rua nas primeiras horas da manhã

O diretor-presidente do Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC), Gemil Júnior, alertou que partir das 4 horas de domingo as equipes da autarquia já estarão no estacionamento do Estádio Arena da Floresta para acompanhar a movimentação dos participantes da Cavalgada, desde a saída no Calçadão da Gameleira até o Parque de Exposições. “Teremos oito equipes de trânsito dentro do evento”, afirma.

O comandante da Companhia de Trânsito (Ciatran), major Paulo Fernandes destacou que o órgão vai atuar 70 agentes. “Avisamos às pessoas que moram nos bairros Triângulo, Quinze, Cidade Nova e Seis de agosto, que as transversais da Via Chico Mendes vão estar interditadas a partir das 4 horas da manhã do domingo. Pedimos a compreensão e a colaboração de todos”.

Página 20

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *