TRE-AC aguarda mais de 70 mil para recadastramento biométrico

Mais de 70 mil eleitores de Rio Branco ainda não compareceram aos postos de atendimento da Justiça Eleitoral para a realização do recadastramento biométrico, cujo prazo será encerrado no fim de fevereiro.

O TRE acreano opera com a capacidade de atender cerca de 1.900 eleitores por dia, e apesar de a procura pelo atendimento ter aumentado nos últimos três dias, menos de 1.200 têm buscado o serviço de regularização do título, que é obrigatório para todos os eleitores de Rio Branco.

Do total de 230 mil eleitores que votam na capital, 68% fizeram a regularização. Aqueles que não buscarem atendimento até o prazo final terão o título cancelado e não poderão votar nas eleições de 2014.

Por isso, o Tribunal alerta aos cidadãos que ainda não fizeram o recadastramento que procurem um dos postos de atendimento o quanto antes. Quem não atender à convocação poderá sofrer uma série de outras complicações que surgem com o cancelamento do título.

De acordo com o código eleitoral, com o título cancelado o cidadão não poderá, por exemplo, inscrever-se em concurso ou cargo para função pública, receber vencimentos, remuneração, salário ou proventos de função ou emprego público; obter passaporte ou carteira de identidade; renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo, entre outros impedimentos. O cancelamento do título também acarreta no cancelamento do CPF, e os beneficiários de programas sociais, como Bolsa Família, terão seus benefícios bloqueados em razão da irregularidade do CPF.

Para fazer o recadastramento basta que o cidadão compareça aos postos de atendimento portando identidade e comprovante de endereço. Eleitores do sexo masculino, que irão tirar o título pela primeira vez, deverão também apresentar certificado de reservista.

Os locais de atendimento biométrico são: Fórum Eleitoral de Rio Branco, em frente à Justiça Federal; prédio do TRE localizado no Centro, próximo ao Terminal; Via Verde Shopping, Detran e OCA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *