Anvisa pede que consumidor denuncie falhas de repelentes
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) emitiu na última sexta-feira (8) nota pedindo que os consumidores denunciem casos em que repelentes não funcionam. “Caso você perceba sinais claros de picada de mosquito tais como inchaço, coceira ou mancha avermelhada na pele antes do fim da proteção descrita no rótulo, o repelente pode ter falhado”, disse a nota.
Os repelentes têm sido usados contra o Aedes aegypti, vetor dos vírus dengue, chikungunya e zika, principalmente depois da descoberta que o vírus zika, quando infecta gestantes, pode provocar microcefalia na criança.
Dormir de repelente faz mal à saúde. Veja 10 dicas para usar corretamente o produto
Todos os repelentes do mercado nacional devem ser registrados na Anvisa. Só isso pode assegurar que o produto funciona e que não faz mal à saúde.
Agência Brasil