Publicado em 18 de setembro de 2018

Detran-AC realiza solenidade de abertura da Semana Nacional de Trânsito

Com o tema: “Quando você bebe e dirige, alguém sempre se MACHUCA”, o Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC), realizou na manhã desta terça-feira,18, a abertura oficial das atividades alusivas a Semana Nacional de Trânsito no Horto Florestal, em Rio Branco.

Desde 1997, o período entre os dias 18 a 25 de setembro está estabelecido como a Semana Nacional do Trânsito. A iniciativa é caracterizada por uma série de eventos e ações educativas, promovidas por órgãos e entidades que integram o Sistema Nacional de Trânsito.

Este ano, o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária lança a campanha publicitária que alerta sobre os perigos de insistir na combinação álcool e direção.

“Para mostrar que a mistura de bebida e direção causa traumas em quem dirige e também em que está ao seu lado, campanha usou a mancha de um copo de bebida sobreposta ao rosto de uma vítima, dando a impressão que se trata de um machucado gerado por um acidente de trânsito”, afirmou a diretora-geral do Detran/AC, Shirley Torres.

Na solenidade a banda mirim da Polícia Militar do Acre realizou diversas apresentações musicais como também a estudante Gabriella Costa, que cantou músicas autorais retratando a imprudência no trânsito. O evento contou com a participação de autoridades civis e militares, estudantes, servidores do Detran/AC e comunidade

Durante toda esta semana, a equipe de educação de trânsito da autarquia estará intensificando as ações tanto em Rio Branco como no interior com blitz educativas, palestras em escolas e empresas, apresentações teatrais.

Estatísticas de redução de acidentes no Acre

Em nosso estado, os indicadores de redução de acidentes de trânsito mostram números positivos, em 10 anos de Lei Seca o Acre transformou a realidade violenta do trânsito, e nos últimos sete anos houve uma redução de 58% no número de acidentes com vítimas fatais.

Grande parte dessa conquista se deve às ações de fiscalização da Operação Álcool Zero implantada na gestão de Tião Viana, desde 2011.

De janeiro a julho deste ano, a coordenação de estatística do Detran/AC registrou uma redução de 37,7% no índice de vítimas fatais de acidente de trânsito na capital Rio Branco. Já no total geral de acidentes do Estado, registramos uma redução de 13,46%, em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Segundo o Secretário de Segurança Pública do Acre, Vanderley Thomas, os resultados positivos de redução devem ser comemorados.

“Parabéns ao Detran por acreditar na educação, o futuro começa nas crianças, a educação de trânsito faz toda a diferença para a segurança no trânsito do Acre”, afirmou.

Deixe seu comentário

Mensagem (Obrigatório)