Publicado em 5 de Março de 2015

Hápia 01 resgata paciente em comunidade de difícil acesso em Assis Brasil

resgate_indigena_assis_brasil_foto_luciano_pontes-3-300x189No fim da tarde desta quarta-feira, 4 o Helicóptero Hárpia 01, que atualmente faz o monitoramento aéreo da cheia histórica do Rio Acre, realizou o resgate de um idoso de 82 anos na zona rural de Assis Brasil.

O acionamento da aeronave se deu por conta de o local onde o ancião reside ser de difícil acesso. Foi necessário fazer vários desvios de rota para chegar à comunidade Santa Cruz, por causa das fortes chuvas que caíam sobre a região.

O paciente apresenta um histórico de malária e encontra-se bem debilitado. Ao chegar a Rio Branco, o mesmo foi conduzido por uma ambulância do Serviço Móvel de Urgência e Emergência (Samu) à Unidade de pronto Atendimento (UPA) do Segundo Distrito, onde será consultado e deve passar por exames médicos.

“O Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), em parceria com o Samu, trabalha de forma integrada, ou seja, quando o Samu necessita em socorrer um paciente em um local aonde os paramédicos não chegam, eles acionam o Ciopaer, que por sua vez socorre essas pessoas”, destacou o comandante do Hárpia 01, Samir Freitas.

Freitas acrescenta que, ao longo dos anos já foram socorridos mais de 100 pacientes por meio do helicóptero. “Esse resgate teve uma duração de duas horas e meia. Caso esse paciente fosse transportado de barco para chegar à Assis Brasil, seriam seis dias de viagem, pois essa é a única forma de transporte até a cidade mais próxima”, concluiu.

Deixe seu comentário

Mensagem (Obrigatório)