Plenária entre conselho estadual e municipal de saúde será realizada no Alto Acre

Com o objetivo de fortalecer o controle Social no Sistema Único de Saúde (SUS), o Conselho Estadual de Saúde (CES) realiza amanhã, uma plenária entre conselhos de saúde dos municípios do Alto Acre (Assis Brasil, Brasileia, Epitaciolândia e Xapuri). O evento ocorrerá, das 9 às 16 horas, no Centro Cultural em Brasileia.

De acordo com a secretária executiva do CES, Elizângela Saldanha, todo assunto abordado nas plenárias que são realizadas entre conselhos estaduais e municipais de saúde será levado para 15º conferencias de saúde.

“Estaremos fomentando fóruns e plenárias para juntos discutirmos as políticas públicas de saúde junto aos conselheiros de saúde, gestores, líderes comunitários e comunidade em geral. Seu objetivo principal é promover a relação dos Conselhos de Saúde com a esfera nacional na perspectiva de fortalecer a participação popular no SUS”, destacou Elizângela Saldanha.

Entenda as plenárias

O presidente do Conselho Estadual de Saúde (CES), Elenilson Souza, comenta que as plenárias de Conselhos de Saúde, foram criadas por deliberação do 1º Congresso Nacional de Conselhos de Saúde, que aconteceu em abril de 1995, em Salvador, Bahia.

“Na IV Plenária Nacional de Conselhos de Saúde, em 1997, foi constituída uma Coordenação de Plenária Nacional de Conselhos de Saúde com a finalidade de fazer um intercâmbio entre os Conselhos Municipais, Estaduais e o Nacional, bem como contribuir no encaminhamento das lutas pelo fortalecimento do SUS e do controle social”, explicou Souza.

Durante todos esses anos as plenárias foram construídas e fortalecidas por conselheiros de saúde de todo o País. Em vários momentos, questões conjunturais e estruturais do setor saúde foram articuladas e discutidas nessa instância. Cabe destaque as lutas que ocorreram contra cortes de verbas e por mais recursos para a saúde, pela vinculação orçamentária, por realização de Conferências de Saúde.

Marcelo Torres

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *