Publicado em 18 de setembro de 2018

Prefeita Socorro Neri empossa Conselheiros da RBPrev

Na manhã desta terça-feira (18), no auditório da Prefeitura, a prefeita Socorro Neri e o diretor do RBPrev, Evandro Rosas, empossaram os novos conselheiros do Instituto de Previdência do Município de Rio Branco (RBPrev), que vão atuar no biênio 2018/2020. São oito conselheiros do Conselho Administrativo  e quatro do Conselho Fiscal. O vereador Antônio Morais, que é funcionário de carreira da Prefeitura de Rio Branco, esteve no ato de posse dos conselheiros.

Os conselheiros são indicados pelos servidores públicos e pela gestão para acompanhar todos os processos de aposentadoria dos servidores públicos municipais, além de fiscalizar prestações de contas e compras do RBPrev. Todos atuarão voluntariamente. Os novos empossados  vão passar por uma treinamento no período de 24 a 26 de setembro durante todo o dia na FAMETA. A capacitação será na área de análise e previdência.

O Instituto de Previdência de Rio Branco (RBPREV) tem o objetivo de gerir o sistema de Regime Próprio de Previdência Social dos servidores efetivos do Município. No sistema constam atualmente 745 aposentados e pensionistas da prefeitura de Rio Branco e da Câmara Municipal e a movimentação financeira do RBPrev é de R$ 370 milhões. Para a prefeita Socorro Neri, os conselheiros tem papel fundamental na garantia dos direitos dos aposentados e pensionistas da Prefeitura. “É fazendo bem o dever de casa que nós poderemos garantir que os servidores tenham   atendidas as suas expectativas de aposentadoria. Foram dados passos importantes pelos ex- prefeitos Raimundo Angelim, que criou o Instituto, Marcus Alexandre que criou uma alíquota suplementar, de modo a prevenir situação futura desfavorável e seguimos com responsabilidade de dar continuidade a essas  ações que promovem a saúde financeira da Prefeitura”, destacou a prefeita, que recebeu agradecimentos dos servidores, pela nova sede do RBPrev, localizado na Travessa Campo do Rio Branco.

O diretor do RBPrev, Evandro Rosas, lembra que Rio Branco, é referência nacional entre os institutos. “Antes do prefeito Angelim, só Rio Branco não tinha seu regime próprio de aposentadoria. Marcus Alexandre garantiu um lastro de segurança e agora a prefeita Socorro Neri nos dota de uma sede moderna e com melhores condições de trabalho”, citou.

RBVPREV é destaque

Em junho deste ano, o sistema previdenciário de Rio Branco foi avaliado pelo Ministério da Previdência Social como o melhor entre as capitais.  A capital do Acre ganhou nota 0,902 no Índice de Situação Previdenciária(ISP), que teve sua 3ª avaliação divulgada pelo Governo Federal.  O Indicador de Situação Previdenciária é calculado a partir de três variáveis: conformidade, que é o cumprimento das normas gerais de organização e funcionamento; equilíbrio e transparência, que é a prestação de informações à Secretaria de Previdência Social para disponibilização em consulta pública.  Todos os dados e valores são mantidos atualizados no portal do RBPrev (www.rbprev.riobranco.ac.gov.br), onde o servidor ou qualquer outro interessado encontra o balanço atualizado de pagamentos e contribuições, simulador de aposentadoria, cartilha previdenciária, investimentos, contracheque e muitos outros serviços.

 

Foi fundamental para alcançar esse resultado, a determinação de gestores como os ex-prefeitos Raimundo Angelim, que criou o Departamento de Previdência dos Servidores de Rio Branco, e Marcus Alexandre, que fundou o Instituto de Previdência do Município de Rio Branco (RBPrev) e instituiu a alíquota complementar de 2,84% que deu grande segurança ao Fundo Previdenciário.

 

Paralelo à consolidação do RBPrev, Márcio Oliveira, atual chefe da Casa Civil, que foi diretor do RBPREV, informa que “houve o 1º Censo Previdenciário dos Servidores de Rio Branco, que resultou em 96% de atualização dos dados cadastrais do funcionalismo. De posse dessas informações, os pilares do sistema estavam solidamente implantados.

 

O RBPrev realiza regularmente o Estudo Atuarial. Outra medida importante a consolidação do RBPrev foi, em 2013, a conclusão do processo na Câmara de Vereadores para doação ao sistema previdenciário do terreno onde durante anos funcionou a sede do Poder Legislativo Municipal, no Centro de Rio Branco. O imóvel está transformado em ativo econômico para fortalecer o Fundo Previdenciário.

Da Assessoria
Fotos: Fagner Delgado/Asscom

 

 

Deixe seu comentário

Mensagem (Obrigatório)