Publicado em 22 de janeiro de 2013

Rio Acre tem subida lenta, e igarapés apresentam vazante

Mesmo com grande preocupação voltada para o nível do rio Acre, que apesar de lento, continua subindo, marcando ontem pela manhã 11,80 metros, a população ribeirinha e de bairros que ficam em regiões baixas próximas dos igarapés que cortam a cidade, estão em alerta com o volume das águas.

“Estamos apreensivos, pois diferente do rio Acre, os igarapés sobem muito rápido. No último fim de semana, que choveu bastante na capital, as águas invadiram várias residências”, diz a dona de casa Raimunda Carvalho, que reside próximo ao Igarapé Judia.

Apesar da subida repentina nos últimos dias, os igarapés já apresentam vazantes, de acordo com a Defesa Civil. A cota de alerta do rio Acre é de 13.50 metros e a de transbordamento, de 14 metros.

A cota de doze metros ficou definida como sendo “o sinal de alerta” para que as secretarias se mobilizem para preparar o Parque de Exposições Marechal Castelo Branco e a infraestrutura necessária para retirar as famílias das áreas atingidas pela enchente.

A previsão é de muita chuva até o fim de semana

As águas devem continuar caindo até o fim de semana, segundo os institutos de meteorologia do país.

Amanhã, quarta-feira, o tempo permanece claro a parcialmente nublado com pancadas de chuva à tarde e à noite. A temperatura varia entre a máxima de 31 graus e a mínima de 22, com a umidade relativa do ar atingindo os 75% e 97%.

Já na quinta-feira, a previsão é de sol e aumento de nuvens de manhã com pancadas de chuva a qualquer hora. A temperatura estará variando entre a máxima de 31 graus e a mínima de 23. A umidade relativa do ar atingirá os 65% e 100%.

Para a sexta-feira, 25, a meteorologia do Climatempo mantém a previsão de tempo claro a nublado com pancadas de chuva e trovoadas no período da tarde e à noite. A média da temperatura ainda estará entre a máxima de 30 graus e a mínima de 23, com a sensação térmica gerando o efeito de 34 e 21 (máxima e mínima). A umidade relativa do ar se manterá em 67% e 98%.

Deixe seu comentário

Mensagem (Obrigatório)