Publicado em 16 de abril de 2015

Tribunal de Justiça do Acre inicia Programa de Qualidade de Vida com caminhada pela saúde

A Administração do Tribunal de Justiça do Acre vai lançar oficialmente na próxima sexta-feira (17) o Programa Qualidade de Vida – com o slogan “Cuidar e Servir, de coração pra coração” -, destinado ao desenvolvimento de ações de prevenção e promoção à saúde, ao bem-estar e à positividade dos magistrados e servidores. Mas os primeiros passos já foram dados no início desta semana com uma caminhada percorrida por diretores, assessores, secretários do Tribunal, pela desembargadora-presidente Cezarinete Angelim e pela juíza-auxiliar da Presidência, Mirla Regina.

Durante um período de aproximadamente 40 minutos – o que não pode ser considerado pouco para um primeiro dia de atividade -, a equipe percorreu quase 4 km em um trajeto de ida e volta pelo Parque do Tucumã, após o horário de expediente do trabalho, iniciado na entrada do Condomínio Ipê.

As palavras andar, respirar, avançar se cruzavam com energia, força e vitalidade, à proporção que a equipe perfazia o caminho.

“Estamos aqui iniciando esse trabalho, que é apenas uma das muitas ações que farão parte do Programa Qualidade de Vida, para dar o exemplo de que devemos não apenas cuidar bem dos nossos afazeres e obrigações no trabalho. Na verdade, nos preocupamos com a saúde e o bem-estar de nossos magistrados e servidores”, destacou a presidente da Corte de Justiça Acreana, um das mais animadas do grupo.

As caminhadas acontecerão às segundas, quartas e sextas-feiras, com a concentração sempre iniciada às 18h30min, no mesmo local, e aberta a todo os profissionais que atuam direta ou indiretamente no Judiciário Acreano ou demais interessados.

Na próxima sexta-feira, às 10 horas, na sede do TJAC, será instalado o Espaço Saúde, que faz parte do Programa Qualidade de Vida, para oferecer atendimentos diversos e ações de prevenção e cuidado.

“Achei maravilhosa essa iniciativa e me senti muito bem, não só pelo resultado prático do exercício, mas principalmente em perceber que a gestão se preocupa conosco, o que nos anima e acalenta”, disse a servidora Narjara Santos, que atua na Diretoria Regional do Vale do Alto Acre (Drvac).

No interior

Nas Comarcas do interior do Estado, magistrados e servidores já estão assimilando e aderindo a proposta do Programa Qualidade de Vida. Nesta semana, por exemplo, equipe de servidores conduzida pela juíza Cibelle Nunes – titular da Vara Criminal da Comarca de Feijó -, realizou uma atividade esportiva com bicicletas.

Benefícios da caminhada

De acordo com um estudo realizado pela Universidade de São Paulo (USP), de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, caminhar por cerca de 40 minutos pode reduzir a pressão arterial durante as 24 horas seguintes ao fim do exercício. A explicação científica é que durante a prática da atividade física, o fluxo de sangue aumenta, o que faz os vasos sanguíneos expandirem, diminuindo a pressão.

Outro estudo feito por estudiosos da Universidade San Diego, nos Estados Unidos, demonstra que caminhar cem passos por minuto, durante 30 minutos, pode fortalecer o coração e o pulmão, bem como reduzir o mau colesterol. A prática de caminhada também pode acabar com a gordura depositada insistentemente na barriga (localizada), o que pode acarretar diversos problemas de saúde. Nesse mesmo estudo, os pesquisadores concluíram que duas horas e meia de caminhada por semana, desde que acompanhada por uma dieta pouco calórica, pode garantir uma redução de até 2,5 centímetros de barriga, depois de quatro semanas.

A caminhada também deixa o pulmão mais eficiente, melhora a circulação, aumenta a sensação de bem-estar, combate a osteoporose e a depressão, protege contra derrames e infartos, além de deixar o corpo e a mente mais saudáveis.

Também já foi comprovada a sua eficácia na melhoria da qualidade do sono, no combate ao diabetes, no emagrecimento e no controle da vontade de comer.

AGÊNCIA TJAC

Deixe seu comentário

Mensagem (Obrigatório)