Trump declara estado de emergência na Califórnia por causa de incêndios

Fogo no condado de Mendocino, ao norte de San Francisco, já obrigou quase 16 mil moradores a deixarem suas casas. Verbas federais serão liberadas para ajudar esforços de recuperação.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou neste domingo (5) estado de emergência na Califórnia por causa dos incêndios florestais que atingem a região desde 23 de julho.

Ao afirmar que há um “grande desastre” na região, ele determinou que verbas federais sejam liberadas para ajudar em esforços de recuperação estaduais e locais nas áreas atingidas, de acordo com a Casa Branca.

Um incêndio florestal no condado de Mendocino, 145 km ao norte de San Francisco, já obrigou quase 16 mil moradores a deixarem suas casas e as autoridades a fecharem um parque nacional. Sete pessoas morreram e mais de cem casas foram destruídas na região.

Após atingir mais de dois terços de uma área do tamanho de Los Angeles, no sábado (4), esse era o maior incêndio da Califórnia.

Na madrugada do sábado, a área atingida pelas chamas aumentou cerca de 25% com relação ao dia anterior, de acordo com o Departamento de Proteção contra Incêndios Florestais da Califórnia (Cal Fire).

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *