Aprenda a não estourar o limite da internet móvel

Você está voltando do trabalho, conversando no grupo de mensagens dos amigos, rindo com as fotos, vídeos e áudios. Com os olhos no smartphone, nem se lembra que o ônibus não está andando por causa do trânsito caótico. Aí a internet para. Uma checada no sinal da operadora e está tudo normal. Você espera mais um pouco, torcendo para não ser aquilo que suspeita, mas logo chega um SMS temido. Seu pacote de dados acabou.

Muita gente acaba ficando sem internet móvel todos os meses, ou gastando a mais do que seu orçamento permite comprando pacotes adicionais, porque não adota cuidados simples que evitam o  desperdícios dos megabytes do contrato com a operadora.

Para ajudar você na hora de não estourar o pacote de 3G/4G, o Portal da Band reuniu algumas dicas bem fáceis e rápidas. Dê uma olhada:

Conheça seu plano e faça um controle periódico

Parece óbvio, mas a primeira coisa a ser feita é saber exatamente quantos megabytes de internet você tem direito a consumir no plano da sua operadora e  quando o ciclo do seu pacote começa.

Também é fundamental acompanhar o quanto você já gastou naquele mês. Isso é possível no iPhone e também no Android, clicando em Configuração e na sequência em Uso de Dados.

Identifique os aplicativos que são mais gastões

Nos mesmas telas – ambas ilustradas abaixo – é possível ver um ranking dos aplicativos que mais consumiram dados em um determinado período. Se for o caso, é possível desativá-los por um tempo, priorizando o uso de outros até que um novo ciclo de dados comece.

Gerir uso das redes móveis é importante. Foto: Reprodução


Otimize os aplicativos

Atenção: todas as dicas abaixo são nos próprios aplicativos, não nas configurações do seu celular.

Instagram

Com o aplicativo aberto, vá em Configurações, depois clique em Uso de dados de celular e por último em Usar menos dados. Além disso, é possível carregar fotos com uma qualidade mais baixa. Também em Configurações, vá em Qualidade do Carregamento e mude de Normal para Básico.

Instagram tem truques para gastar menos dados. Foto: Reprodução

Facebook
No menu de configurações (os três tracinhos paralelos na horizontal), role até Configurações de aplicativos. Em Carregar fotos em HD e Carregar vídeo em HD, mantenha a opção desativada. Depois, desça até Reprodução automática e selecione Nunca reproduzir vídeo automaticamente.

Facebook tem opções para controlar dados. Foto: Repprodução

Twitter

Clique na fotinho do seu perfil, depois em Configurações e privacidade. Em seguida, vá em Uso de dados e escolha as opções – é possível desabilitar várias ações no uso da internet móvel.

Telas de configuração do Twitter. Foto: Reprodução

Whatsapp

No canto direito, vá nos três pontinho enfileirados na vertical. Clique em Configurações e depois em Uso de Dados. Além de escolher o que será baixado somente no Wi-Fi, também é possível reduzir o uso de dados durante chamadas.

 

Painel de configuração do Whatsapp. Foto: Reprodução

Bloqueie a publicidade automática

Segundo uma pesquisa divulgada pela Associação Brasileira de Telecomunicações, 40% do pacote de serviços de dados é gasto com publicidade, na forma dos anúncios automáticos que aparecem nos aplicativos sem a solicitação do cliente.

Há uma solução para isso: aplicativos que bloqueiam este tipo de publicidade. O Addblock Plus, para Android, e o 1Blocker, para IOS, são duas das diversas opções disponíveis.

 

Portal Band

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *