Acre é o estado do norte com menor número de homicídios no mês de março

O Acre registrou 20 mortes violentas no mês de março deste ano. Apesar da quantidade, o estado ficou em último lugar no ranking entre os estados da região Norte com menor número de assassinatos registrados no período de avaliação. O levantamento é do índice nacional de homicídios criado pelo G1 com base nos dados oficiais dos estados do Brasil.

O estudo foi divulgado na segunda-feira (25) e faz parte do Monitor da Violência, uma parceria do G1 com o Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV-USP) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Foram usados dados de março deste ano e do mesmo período de 2019.

Mesmo com a pandemia do novo coronavírus e as regras de isolamento e distanciamento social, o Brasil teve um aumento de 11% nos assassinatos em março deste ano e o mesmo período do ano passado.

Este ano, o país já registrou 4.146 homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de mortes. No mesmo período de 2019, o número era de 3.729 assassinatos.

No Acre, a restrição de circulação de pessoas para evitar a proliferação do novo coronavírus iniciou a partir do dia 20 de março, com a suspensão das atividades não essenciais, fechamentos de shoppings, bares, boates, suspensão das aulas das redes públicas e privadas, serviço público e atendimentos presenciais.

Mesmo assim, o estado teve um aumento nas mortes violentas entre fevereiro, quando registrou 18, e março, com 20 assassinatos.

A Secretaria de Justiça e Segurança Pública do estado (Sejusp) disse que deve se posicionar sobre os dados na terça-feira (26).

Dados

Ainda segundo o Monitor da Violência, o estado da região Norte com maior número de Pará, com 198 assassinatos em março. Logo seguida vem o Amazonas (59); Tocantins (45); Rondônia (42); Roraima (25); Amapá (24) e Acre (20).

Entre os sete estados, o Acre ficou em segundo lugar na tabela de índice de mortes violentas por 100 mil habitantes. O índice do estado acreano foi de 2.27, ficando atrás apenas do Amazonas com 1.42.

Trimestre

Sobre o total de assassinatos registrados no estado no primeiro trimestre do ano, o Acre já soma 83 mortes violentas. O número é menor que o total apresentado nos três primeiros meses de 2019, quando o estado acreano teve 86.

Esse ano, o Acre começou janeiro com fuga massa no maior presídio do estado, chacina em bar da zona rural da capital acreana, Rio Branco, e uma série de mortes com sinais de execução. O primeiro mês de 2020 registrou 45 mortes violentas.

Em fevereiro houve uma queda para 18 mortes assassinatos e em março voltou a crescer o número, com 20 registros.

Ano passado, janeiro teve 32 mortes violentas no estado. Já fevereiro e março apresentaram o mesmo número, 27 ao todo.

Fonte: G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *