Aquecedor solar garante conforto e economia de energia na Cidade do Povo

São 11h de um sábado de 17˚C em Rio Branco, hora de ficar debaixo da coberta e nada mais. Mas o casal José da Silva e Sergiane de Araújo não vai deixar as crianças da casa sem o banho, porque em seu novo lar na Cidade do Povo a água é aquecida. “Está muito quente pro neném ainda, pode esfriar um pouco mais”, diz Sergiane com o sobrinho no colo.

“É a primeira vez que temos um banho quente em nossa casa”, diz José (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Com a chegada da frente fria neste sábado, 24, a família pode perceber o conforto em que se encontram, além da casa com dois quartos, o chuveiro tem um aquecedor à energia solar. Em uma pesquisa realizada pela Caixa em 2012, 60% dos entrevistados relataram economia de energia, sendo que 51% deste total conseguiram economizar de R$ 20 a R$ 40, dinheiro que pode ser utilizado na compra de alimentos, itens de saúde, educação, lazer e melhorias no imóvel.

“Na outra casa quando chovia molhava mais dentro que fora. E para tomar banho, que era fora de casa, na caixa d‘água, Deus me livre. Hoje, mesmo com esse frio não tem mais desculpa para não tomar banho, a água está quentinha”, diz Sergiane, apontando para o filho que foge do banho da manhã.

As primeiras famílias começam a se acomodar e relatar o passado, que desejam nunca mais voltar. “Eu mesmo só saio daqui quando morrer”, diz José, a esposa complementa, “Ontem mesmo vieram oferecer dinheiro para comprar essa casa, vendo nada!”, diz Sergiane.

A família morava no bairro Taquari, em uma casa alugada e que alagava sempre, esse ano mesmo estiveram por dois meses no abrigo do Parque de Exposições. “O esgoto passava debaixo da casa, não tinha banheiro. Perdemos muitos móveis na alagação. Aqui está um paraíso agora”, comenta José.

Agência

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *