Cruzeiro do Sul recebe sinalização de trânsito

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) está cumprindo mais uma etapa do programa de sinalização iniciado em setembro em Cruzeiro do Sul. O serviço havia sido interrompido devido a algumas pendências relacionadas à pavimentação de ruas pela prefeitura, mas retornou, e, embora já tenha começado o período de chuvas, a equipe tem se desdobrado, trabalhando até no período da noite, para cumprir a programação.

Valdeci Dantas, gerente da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), afirmou que a diretora-geral do Detran, Sawana Carvalho, planejou uma programação que mudaria o aspecto da cidade no quesito sinalização. Isso foi feito em alguns pontos. Foi construída uma rotatória na esquina da Avenida 25 de Agosto com a Rua Bahia e instalado um semáforo de pedestres na área central. O Centro também está ganhando estacionamento e revitalização das faixas divisórias de pistas e de faixas de pedestres.

A cidade é deficiente em relação aos espaços estabelecidos por lei relacionados à questão do idoso e do especial. O Detran decidiu pela sinalização que já foi feita. As placas de identificação foram pintadas, assim como os acessos. O gerente da Ciretran explica que outro passo é a emissão dos cartões que serão o instrumento pelo qual se identificará se o veículo é de um idoso ou especial. “Foi um grande passo no sentido do reconhecimento e do respeito a esses idosos e especiais”, completou Dantas.

Educação

Divisória de rua revitalizada na ladeira da Escola Flodoardo Cabral (Foto: Onofre Brito/Secom)

Divisória de rua revitalizada na ladeira da Escola Flodoardo Cabral (Foto: Onofre Brito/Secom)

A Ciretran entrou em contato com o setor de idoso municipal e ainda neste mês vai começar uma campanha de orientação aos idosos e especiais no sentido de que ocupem as vagas a que têm direito e educação também do cidadão, para que ele respeite esses espaços, com finalidade prevista na legislação.

Segundo Dantas, na segunda-feira a fase de sinalização estará  encerrada e todos os educadores, depois do trabalho nas escolas, irão para o centro trabalhar a conscientização dos condutores. “Não adianta fazer a sinalização, demarcar direitinho e os condutores não entenderem, não utilizarem da forma correta”, explicou.

Para realizar o serviço, o Detran enviou de Rio Branco uma equipe de oito pessoas, incluindo a engenheira Samara Ricarte. Ela, além de acompanhar o serviço que está sendo feito, está também identificando novas demandas. “Existem demandas, inclusive ruas que nunca receberam qualquer tipo de sinalização”, reforçou Dantas.

Já está definida também a montagem de um semáforo na entrada do Seminário Menor, para ser instalado no início de 2014.

A instalação de rotatória na esquina da Avenida 25 de agosto com a Rua Bahia eliminou um ponto crítico e potencialmente provocador de acidentes (Foto: Onofre Brito/Secom)

A instalação de rotatória na esquina da Avenida 25 de Agosto com a Rua Bahia eliminou um ponto crítico e potencialmente provocador de acidentes (Foto: Onofre Brito/Secom)

Novos veículos

De 2010 a 2013, a região do Juruá teve 57 pessoas mortas no trânsito. No dia 17 próximo, a Ciretran vai promover um ato em lembrança às vítimas desses acidentes. “A sociedade tem que se conscientizar da gravidade disso”, exclamou Dantas.

Todos os meses, à frota de Cruzeiro do Sul são acrescentados de 130 a 180 motos e de 20 a 30 carros. Sobre a concessão de autorizações para dirigir, na Ciretran, todos os dias ocorrem as provas práticas e de legislação, no período das 8 às 16 horas.

(Agência de Notícias)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *