Dengue cai 36% em Rio Branco, divulga Secretaria Municipal de Saúde

A incidência da dengue  segue em queda em Rio Branco. Entre os dias 27 de abril  2 de agosto foram registrados 3.047 casos, 36% a menos que no mesmo período de 2013. De acordo com o último levantamento da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) em 2013 foram notificados 4.779 casos da doença. No período analisado, conhecido tecnicamente como 31ª semana epidemiológica houve registro de dengue em 22 bairros de Rio Branco. Alto Alegre, Ivete Vargas e Triângulo Velho estão entre os de maio incidência.
Além de todo o aparato de enfrentamento criado pela SEMSA, a Prefeitura de Rio Branco e o Governo do Estado deflagraram no começo do ano uma nova edição da   Ação de Inverno, operação que  vem fazendo de  Rio Branco uma das cidades mais limpas  e livre de focos do mosquito transmissor da dengue. A Ação de Inverno deste ano contou  com mais de vinte equipes, mais de 100  equipamentos leves e pesados, centenas de  trabalhadores e apoio sistemático do conjunto de órgãos e secretarias da Prefeitura.
Essa redução contínua significa que as ações desencadeadas pelo Governo do Estado e Prefeitura de Rio Branco  continuam  dando certo desde o ano passado, quando os números da doença caíram substancialmente na capital do Acre. Em caso de detecção de focos de dengue, os agentes fazem o bloqueio em quadra inteira, com borrifação em toda a área vizinha, aplicação de larvicida nas caixas d’água e orientação para as famílias. Entre vários procedimentos, são  distribuídas tampas de caixas d’água para que as pessoas possam manter os reservatórios fechados e livres do mosquito.

Da Assessoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *