Educação movimenta comunidades contra zika

secom_acre_SV19022016-11-580x311
Mais de 47 mil pessoas foram mobilizadas apenas no lançamento da campanha (Foto: Arquivo/Secom)

O governo do Estado construiu um grande plano de ação compromissado com o Pacto da Educação Brasileira contra o Zika.

A mobilização é pauta em todas as unidades escolares e tem envolvido as comunidade nessa causa a favor da saúde pública.

Apenas no dia do lançamento da campanha de combate ao mosquito Aedes aegypti, realizado na última sexta-feira, 19, foi contabilizado o alcance de mais de 47 mil pessoas como público das ações pedagógicas das escolas.

Pátios e auditórios foram palco de debates e apresentações culturais. Todos os alunos da rede pública foram sensibilizados pela erradicação de potenciais focos de criação do mosquito.

“Somos vetores de cidadania, e a educação tem contribuído efetivamente. A escola está agindo e tem envolvido a participação de diversos setores. Mas a principal conquista é o aprendizado levado para as famílias”, ressalta o secretário de Estado de Educação e Esporte, Marco Brandão.

Alunos de toda a rede estadual fizeram apresentações sobre o combate ao mosquito (Foto: Cedida)
Alunos de toda a rede estadual fizeram apresentações sobre o combate ao mosquito (Foto: Cedida)

Professores e diretores organizaram murais e campanhas com vídeos, leituras, palestras e trabalhos que sensibilizem os alunos.

O resultado tem sido paródias, confecção de cartazes, teatros, passeatas e diferentes atividades. Contudo, foi definido que essa temática será abordada durante todo o ano letivo em diferentes disciplinas.

As escolas também pautaram reuniões com os pais, com informações educativas sobre dengue, chikungunya e zika. Soma-se às atividades pedagógicas o reforço apresentado pelo trabalho das equipes do Corpo de Bombeiros, Exército e Secretaria de Estado de Saúde, que seguem fazendo palestras e envolvendo as comunidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *