Exposição fotográfica: “A Mulher Negra na Cidade de Rio Branco” acontece hoje

Buscando visibilizar a mulher negra no município e dando continuidade a agenda de ações da Prefeitura de Rio Branco para o Mês da Mulher, a Prefeitura, através da Secretaria Adjunta de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEADPIR) e Secretaria Municipal Adjunta da Mulher (SEMAM) lança a exposição fotográfica: “A Mulher Negra na Cidade de Rio Branco”.

A Exposição, que marca o primeiro ano de criação da Secretaria Adjunta de Políticas de Promoção da Igualdade Racial/SEADPIR será aberta nesta sexta-feira feira, 21 de março, às 9h00, no Terminal Urbano.

Celebra-se também neste 21 de março, o Dia Internacional de Eliminação de Todas as Lutas pela Discriminação Racial, data de mobilização e luta de homens e mulheres de todas as raças e etnias pela conquista de direitos. É o momento para celebrar os avanços e refletir sobre a presença da mulher negra na sociedade, que em seu dia a dia luta contra o racismo e pela concretização das políticas de promoção da igualdade racial.

Nessa trajetória há muitas conquistas para serem exaltadas, mas ainda há inúmeros desafios. Mulheres negras são, em sua maioria, chefes de famílias, desempregadas ou subempregadas, recebem os menores salários, gerando situação de pobreza e vulnerabilidade social.

A ausência de mulheres pretas e pardas nos espaços de poder, ocupando cargos de decisão, faz com que políticas específicas para essa população não sejam priorizadas, como aquelas que previnem a morte materna, o aborto, a obesidade mórbida, a anemia falciforme, dentre outras.

Os indicadores econômicos refletem as desigualdades sociais, étnico-raciais e de gênero.  Tal situação fortalece o preconceito e o racismo colocando mulheres negras na condição de inferioridade, inibindo a reação de lutar contra a discriminação sofrida.

Ao homenagear 20 profissionais a Prefeitura reconhece as mulheres negras como sujeitos de direitos, protagonistas de ações de enfrentamento ao racismo e ao sexismo. Realça sua contribuição na construção econômica, social e cultural da cidade, bem como sua participação decisiva nos movimentos sociais e em defesa de direitos para o conjunto da sociedade.

A Exposição “A Mulher Negra na Cidade de Rio Branco” permanecerá no Terminal Urbano no período de 21 à 31 de março de 2014, no horário de 8h00 às 18h.

Assessoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *