Inscrições abertas para o Programa Guarda Mirim do Calafate

Este ano o 4º BPM pretende formar duas turmas de 50 alunos oriundos dos bairros da região - Foto: Igor Oliveira
Este ano o 4º BPM pretende formar duas turmas de 50 alunos oriundos dos bairros da região – Foto: Igor Oliveira

O 4º Batalhão Regional da Polícia Militar do Acre (4º BPM/AC) realiza o processo de inscrições para mais uma edição do Programa Guarda Mirim. Este ano, o comando daquela corporação pretende formar duas turmas de 50 alunos, com o início das aulas previsto para o final deste mês. O começo das aulas deve ocorrer em paralelo com os cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Segundo o comandante do 4º BPM, major José Messias, um dos critérios da seleção para o ingresso é a avaliação da situação de risco em que se encontram os candidatos, em maioria moradora em áreas de grande movimento de tráfico de drogas e de outros fatores considerados nocivos à sua boa formação. “O programa acolhe adolescentes a partir dos 14 anos de idade”, explica.

O major lembra que no ano passado foram formadas duas turmas de 80 alunos. Além de receber noções básicas sobre segurança, saúde, relações humanas e outras regras de boa conduta e convivência, os ingressos participam dos cursos do Pronatec. “O objetivo é tirar o adolescente do ócio, afastá-lo das más companhias, estimular o estudo e promover sua cidadania por meio da formação profissional”, acentua.

Ainda de acordo com ele, a escola também auxilia no levantamento e seleção dos alunos, tendo em vista que os educadores conhecem a profundamente a rotina e a necessidade dos seus alunos. As equipes ligadas ao programa afirmam que alguns dos guardas mirins participantes dos cursos do Pronatec já ingressaram no mercado de trabalho como jovens aprendizes.

Val Sales – Jornal Página 20

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *