Publicado em 2 de janeiro de 2013

IPVA, IPTU e material escolar são algumas das despesas que os acreanos vão enfrentar no início do ano

Todo início de ano é igual para muitas famílias acreanas: as contas típicas dos primeiros meses do ano que a maioria não escapa. Nesse período, é importante estar atento às melhores formas de pagamentos, para não perder dinheiro nem se endividar.

Depois de gastar com presentes de Natal e celebrações de fim de ano, chega a hora de enfrentar os primeiros gastos anuais, como o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU), matrícula, material escolar para quem tem filhos, além é claro, do vilão dos consumidores –, o cartão de crédito, que não perdoa as compras feitas no final de ano.

No caso dos tributos, como IPVA e IPTU, a dica dos economistas é ficar atento as datas de vencimentos, pois o atraso pode acarretar em nome “nagativado” e multas, algumas com 20% do valor do tributo. O consumidor também tem a opção de parcelamento.

Os materiais escolares e o uniforme também vão pesar no orçamento, e, nesse caso, os pais devem fazer pesquisa de preços, sempre optando pelo pagamento à vista. É importante pechinchar, já que o pagamento à vista pode render de 10% até mais em desconto. Uma dica valiosa, é que os pais evitem levar os filhos na hora de comprar o material, já que os baixinhos costumam dar preferências aos itens personalizados, que podem ser até 80% mais caros.

Para àqueles que já vão entrar 2013 endividados, a dica é: negociar as dívidas. Outra alternativa é fazer um empréstimo para quitar de uma única vez as despesas de início de ano e se livrar das altas taxas de juro de financeiras e cartões de crédito.

Deixe seu comentário

Mensagem (Obrigatório)