Publicado em 15 de março de 2013

Jorge Viana destaca importância do projeto Cidade do Povo para o Acre

Uma cidade sustentável que servirá como referência de ocupação urbana para a Amazônia. Esta será, na avaliação do senador Jorge Viana, a realidade do projeto Cidade do Povo, executado pelo Governo do Acre, que prevê a construção de mais de dez mil moradias populares na região do 2º Distrito de Rio Branco. Em discurso na tribuna do Senado, Jorge Viana registrou, nesta quita, 14, o ato de assinatura de contrato no valor de R$ 207 milhões realizado nesta semana entre o governador Tião Viana, empresários acreanos e o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, para início da primeira fase do programa.

Nessa etapa inicial serão 3.348 unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida que começam a ser construídas na próxima segunda-feira, 18 de março. São 700 hectares de uma área que irá incluir, além de casas, unidades de ensino, segurança, saúde e um sistema de transporte coletivo para atender aos mais de 60 mil moradores que devem se estabelecer no local.

“Esta será a terceira maior cidade do Acre. Certamente com esse projeto, o governador Tião Viana está criando mais uma referência e mais um cartão-postal do nosso Acre que poderá servir de referência e modelo para o nosso país”, disse Jorge Viana.

O senador lembrou que Rio Branco é hoje uma referência de cidade que valoriza sua história e que vive um processo de urbanização com valorização de espaços públicos a partir de um modelo sustentável, com ampliação de ciclovias, calçadas, praças e áreas verdes. Ele fez referência a projetos que transformaram a paisagem urbana da cidade a partir desse modelo, como o Parque da Maternidade.

Jorge Viana destacou ainda o envolvimento dos empresários da construção civil do Acre no projeto. “As obras do programa Cidade do Povo serão executadas por empresas acreanas. Essa sempre foi uma prioridade do governo, para que elas possam crescer e movimentar a economia do estado. Com isso, há um esforço para que o dinheiro investido no programa circule dentro do Acre, gerando emprego e renda”, declarou.

O senador disse que estará presente no ato de início das obras e aproveitou para agradecer ao governo federal pelo empenho e parceria no projeto. “O desejo do governador Tião Viana, do senador Anibal, meu e da bancada acreana, é que a presidente Dilma possa ir ao Acre ainda no primeiro semestre deste ano para conhecer o projeto pessoalmente e acompanhar o andamento das obras. Será uma oportunidade para agradecer pelo apoio incondicional que ela tem dado ao governo do Acre em projetos como esse”.

Deixe seu comentário

Mensagem (Obrigatório)