Menina pobre traça o seu futuro com livros encontrados no lixo

Era por volta das 11 horas da manhã do primeiro sábado de Janeiro de 2013, quando nos deparamos com uma das cenas mais raras e curiosas do ano, protagonizada por uma menina praticando a leitura com livros que ela achou no lixo.

Acreditamos que a menina da foto que aparenta ter entre 10 a 14 anos, diferente de muitas catadoras de lixo, por ser uma pessoinha determinada, e que já deve ter traçado um objetivo que é vencer na vida através dos estudos. Certamente ela não está satisfeita com a vida que leva ao lado de sua família, e pelo local que a encontramos e a forma diferenciada que está agindo, deve mesmo ter mesmo traçado uma meta na vida e o seu sucesso certamente só vai acontecer com muito esforço a partir da construção do conhecimento, que ela foi buscar no lixo.

Essa história só foi possível pela estupidez de uma pessoa insensível, que optou em jogar os  livros no lixo a ter que doar para uma biblioteca, mais o lado bom dessa história, é que protagonizou o encontro entre a menina e os livros. E que ela não se deixa levar pelas previsões pessimistas que a vida lhe oferece, certamente ela vai enfrentar as adversidades e buscar dias melhores pra mudar completamente a vida de sua família. A vida que ele deve levar lhe diz que a ela nunca seria nada! E se dependesse de continuar com a mesma vida, não seria mesmo.

Temos muitos exemplos de crianças que foram obrigadas a parar de estudar, ainda no ensino fundamental, para ajudar o pai na marcenaria, ou a mãe que é lavandeira e tantos outros exemplos, e poucas delas só voltam a estudar depois de adultas.

Acreditamos que essa menina em um futuro bem próximo deve provar que todas as previsões estavam erradas. Ela deve concluir o ensino fundamental e médio, cursar uma faculdade e ser aprovada em um concurso público, e posteriormente conquistar sua independência financeira, tudo isso, com muito esforço e com ajuda inicial ,mais que vai ser fundamental através dos livros que ele achou no lixo.

 

MENINACom carinho ela abraça os livros que encontrou no lixo Foto: Francisco Amorim/ACPURUS

Portanto, esperamos em outra oportunidade encontrarmos com essa menina e compartilharmos com a mesma felicidade estampada em seu rosto, que ela expressa ao folhear os livros que encontra no lixo. Esta história da vida real foi protagonizada na cidade de Rio Branco no Acre, precisamente no Bairro Doca Furtado por volta das 11 horas da manhã de sábado 4 de janeiro de 2013, em um lixão de um supermercado.

Por Francisco Amorim/ACPURUS

 


CAPADSC_0005DSC_0006DSC_0007DSC_0009

AC PURUS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *