MPAC e Polícia Civil discutem parceria para combater a criminalidade

Nesta quarta-feira, 2, membros do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) participaram de uma reunião com o secretário e o corregedor-geral da Polícia Civil, Emylson Farias e Carlos Flávio Gomes, respectivamente. O encontro ocorreu no Núcleo de Apoio Técnico (NAT) do MPAC, em Rio Branco.

Na ocasião foram discutidas ações que serão desenvolvidas pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) em conjunto com a Polícia Civil.

Participaram do encontro o procurador-geral de Justiça Oswaldo D’Albuquerque Lima Neto, e os promotores de Justiça Celso Jerônimo de Souza, Danilo Lovisaro do Nascimento, Adenilson de Souza e Marcela Cristina Ozório- os três últimos são integrantes do Gaeco.

“Sou um defensor do intercâmbio entre as instituições. Trabalhando em parceria, a gente otimiza nossas ações, minimiza as dificuldades e os resultados são mais eficazes”, comentou o procurador-geral.

A intenção é intensificar essa parceria, tendo em vista que as duas instituições já vem atuando em conjunto em diversas situações. No ano passado, um braço da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC), que atuava dentro e fora do sistema prisional, na Capital, foi desarticulado a partir de um trabalho de investigação realizado pela Polícia Civil e o Gaeco. O MPAC ofereceu denúncia contra 44 pessoas.

Existe ainda um termo de cooperação assinado com o Ministério da Justiça, que resultou da implantação do Laboratório de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro (LAB-LD), inaugurado pelo MPAC este ano, que prevê o compartilhamento de softwares e demais ferramentas disponíveis, utilizados em investigações mais complexas, com a Polícia Civil.

“O Ministério Público é um grande parceiro, e o estreitamento das relações institucionais para o combate à criminalidade, só vem a beneficiar a sociedade”, ressaltou Emylson Farias.

Agência de Notícias – MP/AC

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *