Publicado em 30 de janeiro de 2013

Pode faltar sangue para abastecer hospitais durante o período de Carnaval

O estoque de quase todos os tipos de sangue no Centro de Hemoterapia e Hematologia do Acre (Hemoacre) está baixo. A situação põe em risco o abastecimento dos hospitais do Estado, que podem ser prejudicados durante o período de Carnaval.

Por conta das festas de fim de ano, e as férias no mês de janeiro, que diminui consideravelmente o número de doações, a instituição está preocupada com o atendimento e alertou que precisa reforçar o estoque o mais rápido possível.

Na manhã de ontem, o Hemoacre tinha em seu estoque apenas uma bolsa de sangue do tipo O negativo, o tipo universal que pode ser transfundido em qualquer pessoa.

O O positivo é o sangue mais utilizado no Brasil. O estoque de um hemocentro deve ter, no mínimo, 50% desse tipo sanguíneo, mas no Heomacre têm apenas 14 bolsas.

No período de 4 a 8 de fevereiro será realizada a campanha pré-carnavalesca com a coleta externa no Calçadão da Rua Benjamin Constant, e no município de Senador Guiomard. Também haverá o Bloco Solidariedade, como incentivo para as doações.

O Hemoacre também estará funcionando das 7h15 às 17h45 nos dias de carnaval, exceto domingo, para receber os doadores.

Para doar sangue é preciso

» Ter de 18 a 68 anos. Pesar a partir de 50 quilos. Estar portando documento oficial com foto (RG, CNH, CTPS). Estar bem alimentado, porém evitar alimentos gordurosos.  Ter dormido de 8 a 6 horas na noite anterior. Evitar uso de bebidas alcoólicas 12 horas antes da doação.  Evitar fumar por 2 horas antes da doação.

Respeitar os intervalos para doação

» Homens 60 dias: até 4 doações por ano.

» Mulheres 90 dias: até 3 doações por ano.

 

Deixe seu comentário

Mensagem (Obrigatório)