Prefeitura dispõe aplicativo para telefone móvel que mostra localização dos ônibus em Rio Branco

Prefeitura de Rio Branco disponibilizou o aplicativo CittaBus  para que os usuários do transporte coletivo tenham informações em tempo real sobre a localização dos ônibus nas linhas. O aplicativo pode ser baixado pelo Google Play e está disponível na plataforma mobile para Android 2.3 ou superior.  A novidade está em fase de testes e eventuais falhas técnicas podem ser reportadas à Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Rio Branco (RBTRANS) pelo telefone 3214-3310 ou pelo email rbtrans@riobranco.ac.gov.br.
Com o aplicativo, o passageiro tem previsões em tempo real dos veículos da cidade e pode se programar para estar no ponto quando o ônibus estiver chegando e aproveitar muito melhor o tempo. De acordo com o superintendente da RBTRANS, Ricardo Torres, as avaliações iniciais, realizadas à campo,  indicam que o aplicativo está funcionando à contento e conta atualmente com mais de 200 pontos cadastrados. Há 450 pontos passíveis de inclusão no CittaBus mas com 300 pontos marcados , que é a meta até o final do ano, o CittaBus estará cobrindo 90% do sistema.
As avaliações mostram que o sinal apresenta um delay (demora) de 3 minutos para fazer o caminho do GPS do ônibus até o servidor e vice-versa. Em cidades com melhor cobertura de satélite esse tempo é menor. Esse delay  não exime a confiabilidade do aplicativo.
A implantação do CittaBus, lembrou Torres, se inclui no pacote  firmado entre a Prefeitura e as empresas concessionárias para modernização do  transporte coletivo da capital. As concessionárias sãos as mantenedoras do aplicativo. O CittaBus é  um conjunto de soluções com objetivo de atender as necessidades de informação dos usuários de ônibus. Nossa missão é levar informações de cada ônibus, ponto de parada e linha até o cidadão. Atualmente disponível na versão web, mobile, e painéis para terminais.
Se o usuário não conhecer o caminho direito também pode recorrer ao CittaBus e ficar  sabendo  onde estão os pontos mais próximos dele, e quais as linhas que passam em cada um desses pontos. O CittaBus  mostra se o veículo à caminho é adaptado ou não e o usuário pode  também  filtrar para ver apenas os veículos adaptados.

Da Assessoria
Fotos: Adonay Melo/Marcos Vicentti/Asscom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *