Presidente da Fundação de Culturas Elias Mansour vai revitalizar espaços culturais

O presidente da Fundação de Cultura Elias Mansour, Manoel Pedro, o Correinha, afirma que diversos espaços precisam de reformas urgentes. São museus, bibliotecas, cineteatros, espaços culturais e salas de leituras que necessitam de revitalização, a exemplo da tentâmen.

Fundada em 10 de abril de 1924, a Sociedade Recreativa Tentamen, localizada no bairro Seis de Agosto, foi palco de grandes eventos sociais de Rio Branco, tais como formaturas, jantares importantes, aniversários, festas juninas e, principalmente, os famosos bailes carnavalescos que movimentavam toda a cidade, em meados dos anos 50 e 60.

Com intensa mobilização social, o espaço passou por sua primeira recuperação em 1984, e após o fim da reforma, a administração foi entregue para a então Fundação de Desenvolvimento de Recursos Humanos da Cultura e do Desporto, que em 1999, passou a ser Fundação Elias Mansour.

Sem restauração há muito tempo, o prédio está em ruinas e pede socorro. O diretor presidente da Fundação de Cultura Elias Mansour, Manoel Pedro, disse que o projeto de revitalização da tentâmen, já está em andamento no ministério da justiça.

Além da tentâmen, outros espaços como: Museu dos povos, Teatro Plácido de Castro, teatro José de Alencar e memorial José Augusto em Cruzeiro do Sul vão passar por revitalização. Correinha garante que, recursos para recuperação dos espaços já estão assegurados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *