Segurança agirá de forma integrada no Acre durante as eleições

Membros do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), juízes e promotores eleitorais, estiveram reunidos na manhã de sexta-feira, 29, com autoridades das Polícias Federal, Civil, Militar e Rodoviária Federal, além de representante da Fundação Nacional do Índio (Funai), com o intuito de discutir as estratégias de segurança para a realização das Eleições de 2014.

A reunião já faz parte do cronograma de atividades do TRE em anos eleitorais e tem uma finalidade que vai além da solicitação do reforço policial para o período eleitoral, segundo afirmou o presidente do TRE-AC, desembargador Adair Longuini: “o que nós queremos é que seja executado um planejamento de segurança eficiente e de forma integrada, no qual todas as polícias se comuniquem durante a operacionalização das atividades”, destacou.

O delegado da Polícia Federal, Marcelo Vieira, garantiu reforço policial em todo o Estado a partir de uma semana antes do pleito, no intuito de coibir a prática de crimes eleitorais. Para alguns municípios do Vale do Juruá e do Alto Acre serão deslocar equipes completas, com presença de delegados, segundo ele.

Representantes da Funai presentes na reunião solicitaram que algumas aldeias indígenas, como as localizadas no município do Jordão, fossem visitadas antes das instalações das seções eleitorais para que as comunidades sejam informadas com antecedência sobre os procedimentos de segurança a serem adotados no dia das eleições.

Após os ajustes sobre o tema segurança, o juiz membro da Corte, Náiber Pontes de Almeida, proferiu palestra sobre o poder de polícia dos juízes eleitorais, oportunidade em que foi discutida a ação das Zonas Eleitorais no sentido de fiscalizar a propaganda eleitoral realizada pelos partidos e candidatos.

Assessoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *