Xapuri corre o risco de perder o título de Zona Eleitoral

O Tribunal Regional Eleitoral fará o recadastramento biométrico de eleitores de seis municípios acreanos ao longo de 2017. Eleitores de Cruzeiro do Sul, Capixaba, Plácido de Castro, Brasiléia, Epitaciolândia e Acrelândia, passarão pelo o recadastramento obrigatório. Em Acrelândia a biometria encerra nesta sexta-feira (30), em Cruzeiro do Sul a ação se estende até o mês de julho.

A meta desse projeto é cadastrar os 83 mil eleitores desses municípios que ainda não fizeram a biometria, um serviço que foi implantado em 2015. Seis outras cidades do estado já fizeram o cadastramento biométrico, mediante a convocação obrigatória. O planejamento do Tribunal Regional Eleitoral é feito de maneira antecipada.

Como se não bastasse os inúmeros problemas decorrentes de situações que antecedem as eleições, o Presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Ministro Gilmar Mendes, está querendo através de medida reduzir o número das zonas eleitorais do país, considerando principalmente a densidade de eleitores.

Se a medida vier a se concretizar, Xapuri, a 2ª Zona Eleitoral estado corre o risco de perder o título de zona eleitoral, mas pela importância histórica do município, o TRE está tentando reverter a situação.

Ronaldo Guerra – Redação TV5

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *