Publicado em 30 de janeiro de 2013

Petrobras anuncia aumento no preço da gasolina (6,6%) e do diesel (5,4%)

A Petrobras anunciou ao mercado, nesta terça-feira (29), que o preço do combustível vendido nas refinarias às distribuidoras foi majorado a partir da zero hora desta quarta-feira em 6,6% na gasolina e 5,4% no óleo diesel.

O aumento, em um primeiro momento não afeta o consumidor, mas logo deverá ser sentido na bomba dos postos e, principalmente, no transporte público que é à base do óleo diesel. Ou seja, haverá repasse aos preços.

Segundo especialistas, a política de preços dos combustíveis estipuladas pelo governo prejudica os resultados da Petrobras. Ela vinha bancando um preço menor na venda da gasolina e do diesel, assumindo os prejuízos causados pelo achatamento do preço provocado em nome do controle da inflação. Com isto, o preço das ações dela sofreu uma forte queda no mercado.

O reajuste dos preços do combustível já era esperado e chegou a ser previsto na ata da última reunião do Conselho de Política Monetária (Copom) do Banco Central. O Banco, porém, previa um reajuste de até 5% e o aumento anunciado nesta terça-feira foi superior.

Um dos fatores que influenciou na liberação do aumento dos preços dos combustível foi o anúncio que a presidente Dilma Rousseff fez, na semana passada, da redução em 18% e e 32% no preço final da energia elétrica, respectivamente, para as residências e a indústria/comércio. Com isto haverá uma espécie de compensação na influência do aumento dos combustíveis na taxa de inflação.

 

 

(Jornal do Brasil)

Deixe seu comentário

Mensagem (Obrigatório)