Publicado em 22 de janeiro de 2013

Sesacre conta com serviço web para a realização de cadastros de gestantes

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) por meio da Área Técnica da Saúde da Mulher realiza o acompanhamento das gestantes através de um software com o nome de Sisprenatal Web. Com esse novo sistema online os municípios poderão realizar os cadastros das gestantes.

O Sisprenatal Web fornece informações fundamentais para planejamento, acompanhamento e avaliação das ações desenvolvidas, através do Programa de Humanização no Pré-Natal e Nascimento (PHPN).

“Nesse sistema cada unidade básica de saúde pode monitorar e avaliar o acompanhamento de cada gestante, verificando a situação vacinal além de exames básicos”, explica o enfermeiro da área técnica estadual de saúde da mulher Thiago Valentim.

Valentim Ressalta que em 2012 o Ministério da Saúde (MS) realizou uma videoconferência com os estados brasileiros apresentando o Sisprenatal Web, a partir daí os técnicos da área técnica de saúde da mulher receberam orientação por email e telefone. O próximo passo foi repassar essas informações aos municípios de como deveriam solicitar o acesso ao novo sistema, diz.

Agora essas informações estão sendo repassadas para os gestores de cada município acreano, uma vez que eles estão recebendo o passo a passo de como operar o sistema após a liberação das senhas.

Para que foi criado o Sisprenatal Web

O Sisprenatal é o software que foi desenvolvido pelo Datasus, com a finalidade de permitir o acompanhamento adequado das gestantes inseridas no Programa de Humanização no Pré-Natal e Nascimento (PHPN), do Sistema Único de Saúde. No Sisprenatal está definido o elenco mínimo de procedimentos para uma assistência pré-natal adequada. Permite o acompanhamento das gestantes, desde o início da gravidez até a consulta de puerpério.

O sistema está disponível no Portal da Saúde com o endereço www.saude.ac.gov.br, no item serviços o internauta irá encontrar o menu Sisprenatal Web. Ao acessar você verá uma pequena apresentação e em seguida os links com o passo a passo de como realizar o novo cadastro da gestante e outro link realize de como fazer login ou solicitar o acesso ao sistema.

(Assessoria)

Deixe seu comentário

Mensagem (Obrigatório)