Publicado em 24 de novembro de 2014

Anvisa alerta para presença de fungo em produto probiótico

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou hoje (24) um alerta aos consumidores sobre a constatação da presença do fungo Rhizopus oryzaeno no probiótico ABC Dophilus Powder, fabricado pela empresa norte-americana Solgar Inc. O produto, segundo a agência, não tem registro sanitário no Brasil, mas é importado para uso pessoal.

De acordo com o comunicado, a gerência-geral de alimentos da Anvisa recebeu uma notificação emitida pela Autoridade de Segurança Alimentar da Irlanda sobre recall do produto, fabricado pela empresa norte-americana Solgar Inc. de Leonia, New Jersey.

O motivo do recall, segundo a agência, foi a detecção do fungo Rhizopus oryzae nos Lotes 074024-01R1, 074024-01 e 074024-02, todos com data de validade referente a julho/2015. “A situação dos outros lotes é desconhecida”, informou a Anvisa, ao destacar que o fungo pode provocar uma rara infecção, principalmente em crianças prematuras ou que apresentem o sistema imunológico debilitado.

A infecção também pode acontecer em pessoas que apresentam diabetes não controlado, câncer e problemas cutâneos, entre outros. A agência alertou que, nos Estados Unidos, houve um caso de óbito de uma criança prematura que fazia o uso do probiótico como parte de um tratamento.

Apesar de ter sido distribuído somente para os EUA, o Reino Unido e Israel, o produto estava disponível para compra pela internet. Por se comercializado internacionalmente por meio de uma ampla gama de canais de distribuição, a Anvisa recomenda aos consumidores brasileiros que não façam o uso do probiótico.

EBC

Deixe seu comentário

Mensagem (Obrigatório)