Ciosp registra mais de 700 mil chamadas em 2015

O Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) integra todos os órgãos de segurança do Estado, recebendo as solicitações de emergência pelo 190 do atendimento da Polícia Militar e 193 dos Bombeiros. Neste ano, o Ciosp registrou mais de 700 mil ligações.

Comparando ao ano passado, quando foram registradas mais de 650 mil ligações, em 2015 as chamadas aumentaram em 7%, como explica o coordenador-geral do Ciosp, major Roberto Marques. “Esse aumento considerável nas ligações ocorreu entre os meses de fevereiro e março, durante a cheia histórica do rio Acre”.

O major ressalta, ainda, que um dos grandes problemas enfrentados são os trotes. Além de ser crime, isso pode colocar vidas e patrimônios em risco, em caso de uma ocorrência real no mesmo momento do trote.

“Os trotes são um problema antigo enfrentado pelos órgãos de segurança. Quem pratica este tipo de ‘brincadeira’ comete crime, pois viola de forma direta a lei. Porém, todas as ligações são rastreadas pelo Ciosp, e a equipe está preparada para reconhecer as tentativas de trote. Quando isso acontece, uma pessoa responsável pela medida de educação retorna a chamada para explicar os danos causados pela ação”, explica Marques.

Como funciona o Ciosp

No Ciosp, cada integrante da equipe é responsável por uma função específica. Os atendentes recebem as ligações e fazem o cadastramento das ocorrências. Estas, por sua vez, são automaticamente encaminhadas pelo sistema aos despachantes, que têm a incumbência de providenciar o atendimento, acionando os órgãos de segurança competentes, de acordo com cada caso.

Agência Acre

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *