Publicado em 22 de novembro de 2012

Aleac realiza sessão solene em homenagem ao Dia Nacional do Conselheiro Tutelar

Em homenagem ao Dia Nacional do Conselheiro Tutelar, 18 de novembro, instituído pela Lei nº 11.622, foi realizada nesta quarta-feira, 21, sessão solene na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) com a participação dos conselheiros e também dos ex-conselheiros tutelares de todos os municípios.

Conselheiros tutelares são homenageados durante sessão solene na Aleac (Foto: Assessoria Sejudh)

Durante a sessão, os parlamentares e convidados discursaram sobre a importância do Conselho Tutelar e seus conselheiros, abordaram as situações de violações de direitos que muitas crianças e adolescentes sofrem e o papel dos conselheiros na garantia de proteção aos direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Os representantes dos conselheiros tutelares pediram aos deputados um olhar especial ao Educandário Santa Margarida, para que haja mais atenção à instituição, que necessita de apoio para prestar um bom serviço, e também pediram a criação de delegacias especializadas na proteção da criança e do adolescente em todos os municípios.

O secretário de Justiça e Direitos Humanos, Nilson Mourão, representou o governador durante o evento e abordou a importância do trabalho dos conselheiros, ressaltando o apoio e a parceria da Sejudh na missão de defender os direitos das crianças e adolescentes. O secretário lembrou os 22 veículos doados pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, por meio da Sejudh, a todos os Conselhos Tutelares do Acre.

O deputado Moisés Diniz pediu um minuto de silêncio como tributo à juíza Maria Tapajós, que dedicou a maior parte de sua vida à luta pela defesa da criança e do adolescente, desde que esteve à frente do Juizado da Infância e Juventude. “Nós reverenciamos o trabalho dos conselheiros tutelares que também dedicam suas vidas na luta em defesa das crianças”, afirmou Diniz.

O promotor de justiça Carlos Maia participou da solenidade saudando os conselheiros tutelares, e afirmou que, mesmo com os avanços conquistados, ainda há muito que melhorar em todos os conselhos. “Essa sessão é importante para lembrar que todo dia deve ser um dia de luta e de cobrança dos governantes para que beneficiem melhores estruturas para os conselhos”, ressaltou.

Deixe seu comentário

Mensagem (Obrigatório)