Propaganda eleitoral no rádio e na TV tem inicio na próxima semana

Começa no próximo dia 19 a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão. Os programas serão veiculados até 2 de outubro, três dias antes do pleito. Caso ocorra segundo turno, as transmissões começam a partir de 48h após a proclamação dos resultados do primeiro turno e se encerram em 24 de outubro.

A propaganda eleitoral será transmitida por emissoras de rádio, inclusive as comunitárias, assim como as de televisão que operam em VHF e UHF. Também será veiculada pelos canais de TV por assinatura sob a responsabilidade do Senado Federal, da Câmara dos Deputados, das Assembleias Legislativas e da Câmara Legislativa do Distrito Federal.

No Estado, o Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) já definiu o plano de mídia para as rádios e TVs. As emissoras de televisão Boas Novas, Aldeia, TV Acre e TV 5 foram escolhidas para serem responsáveis pela geração do programa em rede. Quanto às transmissões de rádio, os veículos participantes são Difusora AM, Capital AM, Acre FM, Gazeta FM, Boas Novas FM e Aldeia FM.

Também foi decidida a ordem inicial de veiculação da propaganda em rede. O Partido Socialismo e Liberdade será o primeiro a aparecer no horário reservado a governador, senador e deputado federal. Para deputado estadual será o Partido Progressista.

A propaganda eleitoral na televisão e no rádio, sem nenhum custo para os candidatos e coligações, foi regulamentada pela lei dos Partidos Políticos, de 1995. Todas as emissoras de TV abertas e os canais por assinatura sob responsabilidade de órgãos de governo (emissoras ligadas a câmaras municipais, assembleias legislativas, TV Câmara, TV Senado, entre outras) serão obrigados a retransmitir os programas dos candidatos.

Dell Pinheiro – Jornal Página 20

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *