Tião tem 46%, Bittar 19% e Bocalom 18%, diz Ibope

Pesquisa realizada pelo Ibope e divulgada na noite de terça-feira (13), encomendada pela Rede Amazônica de Rádio e Televisão, mostra que o governador Tião Viana (PT), candidato a reeleição continua liderando nas intenções de voto, porém caindo alguns pontos percentuais em comparação com pesquisas realizadas anteriormente.

A mesma pesquisa mostra um empate técnico entre os candidatos Márcio Bittar (PSDB) e Tião Bocalom (DEM) que tem 19 e 18% das intenções de votos, respectivamente. O Candidato do PSOL Antônio Rocha possui 2% da preferencia do eleitorado acreano.

A pesquisa que dá conta de 6% do eleitorado votaria nulo ou em branco se a eleição fosse hoje mostra que o candidato com o menor índice de rejeição é o candidato Márcio Bittar com 14%. O candidato com maior índice de rejeição é o democrata Tião Bocalom com 28%. O democrata é seguido por Tião Viana que possui 22% de rejeição e Antônio Rocha (22%).

Apesar da liderança com folga de Tião Viana (PT) é possível notar, com bases em pesquisas anteriores, que o candidato caiu na preferencia do eleitor. Quando se compara os números do Ibope aos dados das pesquisas anterior divulgada pelo jornal O Rio Branco/Vox Populi, realizada no mês de Junho, Tião Viana caiu oito pontos percentuais.

Os números da pesquisa Ibope também mostram discrepância se comparados à outra pesquisa divulgada no mesmo dia. De acordo com dados da pesquisa Delta, encomendadas pela TV Gazeta o atual governador possui 41,84% das intenções de voto; Marcio Bittar 19,64%, Bocalom 17,04% e Antônio Rocha 0,48%. “Brancos e nulos” somam 5,08% e “Não sabem ou não responderam” 15,92%.

De acordo com analistas, pelos números apresentados ainda não dá para garantir se a eleição se decidirá em um ou dois turnos, pois mesmo Viana estando a frente da soma de seus concorrentes, considerando a margem de erro das duas novas pesquisa há um empate técnico.

Pesquisa mostra Gladson à frente de Perpétua

A pesquisa de intenção de voto para o Senado mostra Gladson Cameli (PP) à frente de Perpétua Almeida (PCdoB). O candidato progressista recebe 39% da preferência dos pesquisados, contra 36% da comunista. Considerando a margem de erro de três pontos percentuais, os dois estão em empate técnico.

Roberto Duarte (PMN) aparece em terceiro com 4%, em empate técnico com o candidato do Psol, Fortunato Martins (2%).

O empate técnico entre Cameli e Perpétua já tinha sido apontado em pesquisa feita em julho pelo Instituto Delta, e mantido agora em nova rodada encomendada pela TV Gazeta (Rede Record). Segundo pesquisa divulgada ontem pela emissora, Perpétua tem 38%, contra 37% de Cameli, também em empate considerando a margem de erro de dois pontos. Já Roberto Duarte está com 2%, contra 1% de Fortunato.

O Ibope ouviu 810 pessoas no Estado entre 8 e 10 de agosto. A margem de erro é de 3 pontos percentuais e nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no TRE/AC sob o número AC0032/2014.

A TV Gazeta não divulgou a quantidade de eleitores ouvidos. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral com o número AC0029/2014.

ContilNet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *