Eleitores só podem fazer recadastramento biométrico na cidade em que votam

O Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) informa aos eleitores residentes fora do Estado e que votam em Rio Branco, que para fazer o recadastramento biométrico é necessário que o eleitor compareça a um dos postos do TRE-AC na capital, uma vez que este público só pode realizar revisão de dados na cidade em que vota.

Quem não se recadastrar terá o título cancelado e será impedido de votar nas eleições de 2014, além de ficar com pendência com a justiça eleitoral. O título do eleitor que não buscar o atendimento será cancelado porque o recadastramento biométrico não objetiva somente coletar as digitais para identificação no dia da eleição, faz-se também uma revisão eleitoral, oportunidade em que todos os dados do eleitor são atualizados.

A meta estabelecida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para as cidades brasileiras estejam aptas a realizar eleições com o novo sistema é atingir 80% dos cidadãos com a biometria. Até o momento apenas 63% realizaram o procedimento em Rio Branco, o que causa preocupação à Administração do Tribunal, pois faltam 50 dias úteis para o encerramento do prazo.

Para fazer o recadastramento, o TRE-AC disponibiliza nove postos de atendimento ao eleitor e por enquanto não há grandes filas nos locais. O eleitor gasta menos de vinte minutos para realizar o procedimento.

Para fazer o recadastramento é necessário que o eleitor leve um documento com foto e informe o endereço residencial completo. Eleitores do sexo masculino que irão tirar o título pela primeira vez devem apresentar certificado de reservista.

Os eleitores podem procurar os pontos de atendimento do Tribunal de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h, no prédio do TRE-AC, no centro, próximo ao Terminal Urbano; no Fórum Eleitoral de Rio Branco, em frente ao TRE-AC; no Detran, em frente ao 7º BEC; na OCA – Central de serviço Público, no Centro de 7h às 17h. No shopping o atendimento é feito das 10h às 22 horas, de segunda a sábado, e de 12h às 22h aos domingos.

O Tribunal está ainda realizando o recadastramento biométrico aos sábados, de 8h às 12 horas, por meio de agendamento pela internet, no seguinte endereço: http://www.tre-ac.jus.br/eleitor/agendamento-biometria. Este atendimento é realizado somente no prédio da Avenida Ceará n. 861, no Centro, próximo ao Terminal Urbano.

Renata Brasileiro 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *