Publicado em 19 de fevereiro de 2013

Hemoacre continua com baixo estoque de sangue

Passado o feriado de Carnaval, um dos períodos em que a demanda por sangue doado cresce, o número de bolsas da substância no Hemoacre continua baixa. De acordo com o Setor de Captação do órgão, apenas 19 sacos de sangue estão disponíveis no momento. O estoque é considerado baixo, uma vez que, no Acre, existem pacientes que, diariamente, necessitam de transfusão.

A maior deficiência é para sangue do tipo A Positivo, que não existe no banco. O tipo A Negativo conta apenas com uma bolsa. “Esses dois tipos de sangue necessitam de reposição urgente, pois não atendem a atual demanda”, disse a gerente de captação, Marlice Aquino.

O Hemoacre intensificou a campanha durante o Carnaval, mas houve apenas 25 doações, quantidade que supre a necessidade de apenas um dia.

Para doar sangue é simples. Basta ir até a Hemoacre para ser atendido particularmente por um médico ou enfermeiro, que farão algumas perguntas referentes à saúde do doador. É necessário estar sentindo-se bem, pesar acima de 50 quilos e ter entre 18 e 65 anos de idade.

No dia da doação não se deve estar em jejum, ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores, ter fumado por pelo menos duas horas antes da doação e comido alimentos muito gordurosos. A dica é que haja repouso de no mínimo seis horas na noite anterior.

Não pode doar sangue as pessoas que tiveram diagnóstico de hepatite após os 10 anos de idade, mulheres grávidas ou que estejam amamentando e usuários de drogas ilícitas. Além disso, pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue – como a aids, hepatite, sífilis e Doença de Chagas –  também não podem doar.

Após a doação é preciso beber bastante líquido nas primeiras seis horas e não fumar nas primeiras duas horas. Deve-se evitar praticar esportes radicais ou atividades de risco. Alimentar-se normalmente é permitido.

O Hemoacre funciona de segunda-feira à sábado, das 7h às 17h30.

(Leandro Chaves)

Deixe seu comentário

Mensagem (Obrigatório)